Refúgio é tema do festival ENTRETODOS este ano

O evento premia curtas amadores e profissionais voltados às questões dos direitos humanos. As inscrições de curtas estão abertas até 8 de maio

Os interessados em participar do 9º Festival de Curtas Metragens de Direitos Humanos – ENTRETODOS – devem inscrever seus filmes até o dia 8 de maio. Poderão ser inscritos curtas em qualquer formato, amadores ou profissionais, com duração de até 25 minutos. Os filmes precisam ser falados ou legendados em português, envolver temas relacionados aos direitos humanos.

O ENTRETODOS é organizado pela SP Cine e pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo. As inscrições devem ser feitas no site oficial do evento - www.entretodos.com.br. A Mostra Competitiva acontecerá entre os dias 16 e 22 de junho, em 20 pontos de exibição espalhados pela Cidade, integrantes do Circuito de Cinema da SP Cine. As projeções serão abertas e gratuitas, com a possibilidade de participação e votação do público visando a escolha do Prêmio do Júri.

Em 2016, o festival terá como tema os “Refugiados”, uma questão que tem se tornado cada vez mais preocupante em todo o mundo. Com tradição já firmada no Brasil entre os festivais de curtas metragens, o ENTRETODOS quer popularizar a questão dos direitos humanos mostrando como a linguagem audiovisual ajuda na transformação e na formação social e pode influenciar a linguagem da população, das escolas e das comunidades.

Os curtas selecionados concorrerão a prêmios em dinheiro, nas seguintes categorias: melhor curta-metragem estrangeiro; melhor curta-metragem nacional; melhor direção; mostra Entretodos Online, melhor curta-metragem escolhido pelo público; além dos prêmios “Refugiados” e “Educação em Direitos Humanos”.

O ENTRETODOS
Organizado pela SMDHC, por meio da Coordenação de Educação em Direitos Humanos, e apoiado pelas secretarias municipais de Cultura e de Educação, o festival é realizado desde 2007.

O ENTRETODOS busca retratar questões sociais, raciais, de identidade e cidadania de forma lúdica, poética e participativa. O festival representa um espaço para a mistura de gêneros e narrativas para enriquecer ainda mais o debate sobre participação social, orientação sexual, direitos da juventude, idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, ativismo político e temas relacionados à garantia de direitos de todos cidadãos.