Secretaria Municipal de Cultura anuncia curadoria colegiada da Virada Cultural 2016

Com foco na gestão participativa, evento terá curadoria composta de representantes de diversas áreas culturais com o objetivo de propor uma programação plural, que reflita a cara da cidade

A Secretaria Municipal de Cultura, que promove todos os anos a Virada Cultural, anuncia hoje a curadoria colegiada para a edição 2016 do evento. O principal evento de rua da cidade de São Paulo é também um dos maiores do mundo do gênero e acontecerá nos dias 21 e 22 de maio.

A curadoria deste ano conta com representantes de várias vertentes culturais. Representando a gastronomia, a Secretaria Municipal de Cultura conta com Alex Atala. Moisés da Rocha integra a curadoria da Virada em nome do samba. A música é representada por Maria Gadu e Felipe Cordeiro e as artes cênicas por Hugo Possolo, um dos fundadores do grupo teatral Parlapatões.

Gil Marçal é produtor cultural e chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura em São Paulo. Também atuou durante anos como coordenador do programa para Valorização de Iniciativas Culturais – VAI, que estimula a produção cultural da periferia de São Paulo. Pedro Granato simboliza o teatro na formação da curadoria colegiada da Virada 2016.

A curadoria também conta com representantes da Secretaria Municipal de Cultura: Gabriela Fontana, coordenadora de programação do Circuito Municipal, Karen Cunha, coordenadora de eventos, Fernando Dourado, curador de dança, Júlio César Dória, curador de teatro, Ana Luíza Aguiar, curadora de música, e Martinho Lutero, maestro do Coral Paulistano, que participam de todas as comissões. A programação de cinema será montada pela Spcine, empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo.

“Por considerar a importância da Virada Cultural na cidade de São Paulo e pela necessidade de inovar na programação, a curadoria colegiada foi montada visando contemplar a  pluralidade das linguagens culturais, por meio de nomes expressivos de diversas áreas da cultura”, ressalta Nabil Bonduki, secretário municipal de Cultura.
 
Confira a relação completa da curadoria colegiada:

  • Alex Atala - chef e proprietário do D.O.M. Restaurante, é reconhecido por uma cozinha inovadora, fruto da variedade de sabores dos ingredientes brasileiros. Em 2015, Atala tornou-se o chef brasileiro mais bem avaliado do Guia Michelin, roteiro que teve sua primeira edição no país esse ano.
  • Ana Luíza Aguiar - curadora de música do programa Circuito Municipal de Cultura da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo.
  • Anastácia – cantora e compositora, parceira musical do cantor Dominguinhos
  • Felipe Cordeiro - músico paraense que ganhou destaque  com sua música “problema Seu”,  eleita a melhor canção de 2013 pela revista Rolling Stone.
  • Fernando Dourado - curador de dança do programa Circuito Municipal de Cultura da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo.
  • Gabriela Fontana – coordenadora de programação do Circuito Municipal de Cultura
  • Gil Marçal – produtor cultural com experiência em programas e eventos relacionados à cultura popular.
  • Hugo Possolo - é palhaço, ator, autor, diretor e um dos fundadores do grupo Parlapatões;
  • José Mauro Gnaspini – foi supervisor de programação da Secretaria Municipal de Cultura de 2005 a 2012 e diretor das edições da Virada Cultural no mesmo período.
  • Júlio César Dória - curador de teatro do programa Circuito Municipal de Cultura da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo.
  • Karen Cunha - diretora de eventos da Secretaria Municipal de Cultura.
  • Martinho Lutero - maestro do Coral Paulistano Mário de Andrade. Fundador do Coral Luther King em 1970, coordenou o setor de Música Coral do Movimento Mário de Andrade. É membro do Comitê Internacional e coordenador do Fórum Coral Mundial.
  • Maria Gadu - cantora e compositora brasileira, indicada duas vezes ao prêmio Grammy Latino de Música
  • Moisés da Rocha – radialista e difusor do samba.
  • Pedro Granato – cantor, ator e diretor teatral
Entre as atribuições da curadoria colegiada está a análise das mais de 16.000 propostas de projetos enviadas pela internet por meio de um formulário que ficou aberto de 5 de fevereiro e 2 de março.

O papel principal da curadoria colegiada é formular um plano curatorial propositivo, sendo a decisão final da programação do evento da Secretaria Municipal de Cultura.