Grupo Parlapatões traz repertório de 25 anos de trajetória

Espetáculo “Clássicos do circo” é encenado nos teatros municipais João Caetano, Paulo Eiró e Arthur Azevedo em fevereiro


 No espetáculo “Parlapatões - Clássicos do circo”, esquetes resgatam
a magia do palhaço (Foto: Divulgação)

Por Letícia Andrade

O circo é uma das expressões artísticas mais antigas da humanidade, que remonta às civilizações grega e romana. Dentre as diversas apresentações realizadas em um picadeiro, os palhaços marcam o entretenimento e o divertimento do público. Resgatar a magia desse ofício é a proposta do grupo Parlapatões em seu espetáculo “Clássicos do circo”, encenado em três sábados seguidos nos teatros municipais João Caetano (dia 13), Paulo Eiró (dia 20) e Arthur Azevedo (dia 27).

Prestes a completar 25 anos, a trupe reúne nessa apresentação alguns dos mais divertidos números cômicos e circenses de sua trajetória, além de buscar a roupagem tradicional do circo. Segundo o dramaturgo e diretor Hugo Possolo, para a encenação foi necessária uma vasta pesquisa a fim de trazer uma referência mais próxima da figura clássica do palhaço. “A ideia é mostrar a herança de uma tradição que poderia se perder. Mas também, resgatar tudo com um espírito contemporâneo. Por isso, pegamos referências antigas com a cara dos dias de hoje”, explica.

Para compor essa montagem, quatro palhaços brincam com a plateia, desempenhando funções de personagens clássicos, como o apresentador do circo, o palhaço branco e o excêntrico. Esses dois últimos disputam as atenções, com diversas travessuras envolvendo o número apresentado. “Exploramos a visão da alegria que eles podem trazer. Hoje em dia, é tudo muito complexo e carregado. Queremos uma perspectiva mais interessante, mais agradável e ingênua”, comenta o diretor.

Entre um e outro esquete encenado, o espetáculo recupera as características dos palhaços também por meio do figurino e do cenário. Dessa forma, foram exploradas roupas espalhafatosas e chapéus cônicos. Já no palco foi utilizado um pano de fundo que lembra as cores e a lona do circo, além do piso vermelho. “Procuramos efeitos que criam todo esse aspecto mais exagerado e divertido”, conclui Possolo.

Serviço: | Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. Dia 13, 16h.

Teatro Municipal de Santo Amaro Paulo Eiró. Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro. Zona Sul. | tel. 5546-0449 e 5686-8440. Dia 20, 16h.

 Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste | tel. 2605-8007. Dia 27, 16h. Livre. Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes).