Secretaria Municipal de Cultura promove "Bailinho de Carnaval" para crianças no encerramento do Carnaval de Rua de São Paulo

Parque Mário Covas recebe programação infantil com oficinas e bailinho de carnaval no dia 14 de fevereiro, último dia do calendário oficial do Carnaval de Rua da cidade


O grupo Triii canta e conta histórias da cultura popular brasileira,
num espetáculo que interage musicalmente com crianças e pais.
Foto: divulgação


A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com o programa São Paulo Carinhosa, promove atividades de carnaval voltadas para o público infantil no Parque Mário Covas para encerrar o período oficial de Carnaval de Rua de São Paulo, no domingo, dia 14 de fevereiro, a partir das 10h.

Esta iniciativa reforça o caráter democrático da festa, além de propiciar a interação e ocupação do espaço público pelas crianças e seus familiares. As atividades propostas englobam música, oficinas de máscara e fantasia e uma ciclofaixinha.

Um dos destaques da programação do dia é o Bloquinho Musicriando, a partir das 10h. O grupo formado por Edí Holanda e músicos convidados interagem com os pequenos por meio da música, interpretando canções do universo infantil, folclórico e autorais.

A Banda Paralela, que se apresenta a partir das 11h, traz uma formação de cinco instrumentos de sopro e dois percussionistas que embalam a plateia com temas da tradição das bandas brasileiras a partir de uma sonoridade inovadora. As apresentações tem um caráter performático e lúdico que encantam plateias de todas as idades. A variedade musical privilegia os ritmos brasileiros, como samba, maracatu, xote, maxixe e baião, porém abre espaço para experiências com gêneros pouco usuais para essa formação, como rock, black, pop, funk, e até dance music.

Em seguida, é a vez da Trupe Pé de Histórias – Carnaval da Trupe cantar marchinhas de Carnaval a partir das 14h30. Para encerrar o dia, o público infantil pode ouvir a divertida história do “Macaco e a Banana” interpretada pelo grupo Triii, às 16h.

Durante todo o dia, acontecem atividades paralelas às apresentações citadas acima. Dentre elas, estão brincadeiras tradicionais, oficinas de máscara e fantasia, e de confeccção de xequerê, instrumento de origem africana.

As crianças que quiserem curtir o bailinho com suas bicicletas poderão participar da atividade “Ciclofaixinha”, no trecho da Avenida Ministro Rocha de Azevedo. Os pais poderão acompanhar todo o trajeto, que contará com monitores. Todas as atividades são gratuitas.

Durante todo o evento, o projeto Slow Kids leva atividades como ErêLab, Kombi dos jogos e Casa do Brincar.

A programação também estará disponível no site www.carnavalderua.prefeitura.sp.gov.br

Confira a programação completa do “Bailinho de Carnaval”
| Dia 14/2, entrada franca

Banda Paralela
Com uma formação básica de cinco sopros e duas percussões, o grupo procura resgatar a tradição das bandas brasileiras sob um enfoque inovador. O antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda. Dualidades viram coerência a partir dos arranjos criativos em cima de repertório altamente insinuante, alegre e inventivo. As performances proporcionam um ambiente lúdico que encanta a garotada e públicos de todas as idades. A variedade musical privilegia os ritmos brasileiros, como samba, maracatu, xote, maxixe e baião, porém abre espaço para experiências com gêneros pouco usuais para essa formação, como rock, black, pop, funk, e até dance music.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 às 11h – Classificação: Livre. Duração: 50 minutos – Entrada Gratuita.

Trupe Pé de Histórias – Carnaval da Trupe
Resgatando marchinhas tradicionais e misturando as músicas atuais, a Trupe, que é um pé de histórias, deixa florescer o amor entre um folião e uma boneca que ganha vida.
Com muita música, história, confete e serpentina, pais e filhos vão tirar o pé do chão!!!
 
Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 às 14h30 – Classificação: Livre. Duração: 60 minutos – Entrada Gratuita.

Grupo Triii – Histórias que Cantam
O grupo Triii canta e conta histórias da cultura popular brasileira, num espetáculo que interage musicalmente com crianças e pais. Além das canções, o show conta com brincadeiras com a plateia, histórias com música do “Macaco e a Banana”, performances com pandeiros e outros instrumentos inusitados, como colheres e canos de PCV. No final, muita dança com o bailinho de carnaval! Em “Histórias que Cantam” o Triii prioriza um contato alegre e direto com o seu público, num show interativo e cheio de desafios.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 às 16h – Classificação: Livre. Duração: 60 minutos – Entrada Gratuita.

Recreart
Brincadeiras tradicionais, roda de música e oficinas divertem e educam na apresentação. A recreação, tratada aqui como o brincar livre, dá espaço para a imaginação, a autonomia e o desenvolvimento das crianças. Com dez anos de atuação, o grupo se fundamenta na interação com os pequenos e no estudo contínuo da cultura da infância, do brincar e da educação. Pular corda e elástico, rodar pião, jogar bolinha de gude, corre cotia, oficina de artesanato, montagem de cabanas e muito mais. Um convite à brincadeira.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 Durante todo o evento – Classificação: Livre – Entrada Gratuita.

OCUPAÇÃO MUNDO GIRAS

Bloquinho Musicriando
Grupo formado por Edí Holanda e músicos convidados que levam interatividade musical ao vivo para bebês, crianças e adultos, com brincadeiras musicais do universo infantil, folclórico, cultural, com canções de domínio público e autoral num formato de rodas dançantes, cantantes e interativas!

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 das 10h às 10h40 e das 12h30 às 13h – Classificação: Livre. Duração: 40 minutos – Entrada Gratuita.

Oficina de Fantasia e Máscaras
"Fantasias de criança" é uma vivência criativa que ajuda a estimular a imaginação das crianças através de adereços, máscaras, capas de super-herói, chapéus, plumas etc. As crianças são convidadas a criar juntas os modelos e muitos personagens surgem na hora da concepção. Nesta edição, as crianças terão a oportunidade de montar fantasias e máscaras para curtir o Bailinho à caráter e se divertir de monte!

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 às 12h e às 14h – Classificação: Livre. Duração: 180 minutos – Entrada Gratuita.

Oficina Xequerê
No dia 14 de fevereiro, domingo, o músico, percussionista, luthier de tambores e educador Afonsinho Menino estará na Avenida Paulista, das 12h às 16h. A convite da Prefeitura de São Paulo, ele vai ministrar a Oficina de Confecção de Xequerê para crianças, durante a programação especial de Carnaval. Os participantes vão aprender a fazer o instrumento de origem africana e sair tocando.
O xequerê consiste numa cabaça seca envolta por uma rede de miçangas. Para tocar o instrumento, basta agitá-lo de acordo com ritmo desejado. A aprendizagem da confecção ocorre de forma lúdica e prática, a partir de metodologia própria desenvolvida por Afonsinho, com mais de 30 anos de experiência. De nó em nó, coordenadamente, os instrumentos vão sendo montados. O xequerê tem conquistado cada vez mais espaço nas manifestações e festas populares como o Carnaval.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 às 12h – Classificação: Livre. Duração: 180 minutos – Entrada Gratuita.

SLOW KIDS

ErêLab
O Erê Lab traz objetos de pequeno, médio e grande portes; brinquedões com brasilidade que participam do urbanismo contemporâneo através de interações no cotidiano. Resgatam o tempo e o lugar do brincar nas casas, quintais, praças e espaços públicos das cidades. Recuperar e fortalecer o senso de cidadania, para que pessoas - passantes, crianças, pais e filhos – e a comunidade do entorno possam interagir, entre eles e com a cidade. Eles montaram a Casinha e escorrega, a Cama de Gato, as Pedras, o Labirinto e o Horizonte.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 Durante todo o evento – Classificação: Livre – Entrada Gratuita.

Kombi dos Jogos – Brinquedos e Brincadeiras
A Kombi dos Jogos é uma iniciativa que tem como principal objetivo incentivar a cultura do brincar na cidade de São Paulo, através da criação de espaços lúdicos, abertos e democráticos, que promovam vivências significativas de troca, experimentação e encontro com o outro. Uma Kombi, repleta de jogos serve como base do projeto, que desenvolve suas atividades em diversas regiões da cidade, respeitando as características e necessidades do local visitado e das pessoas ali presentes. Os jogos, brinquedos e brincadeiras, são os mediadores deste encontro, onde pessoas de diferentes idades e gerações poderão, (re)descobrir o mundo em que vivem, criar laços e vínculos afetivos e se desenvolver enquanto sujeitos de sua própria história. Dessa forma, contribuímos com a criação de uma cidade mais acolhedora, através da ressignificação de seus espaços públicos, que permitirão o desenvolvimento pessoal, cultural e social de todos os seus moradores. Trarão os Jogos de Tabuleiro, os Jogos de Rua e as Brincadeiras.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 Durante todo o evento – Classificação: Livre – Entrada Gratuita.

 Casa do Brincar
A Casa do Brincar promoverá brincadeiras intercaladas por atividades dirigidas, conduzidas por oficineiros especialistas, e brincadeiras livres, conduzidas pela equipe de brincadores : Pés de Lata e jogos como “Vai e Vem”, Bambolês, Petecas, Corda de Pular, Elástico, Amarelinha, Bolinhas de Gude.

Serviço: Parque Mário Covas – 14/02 Durante todo o evento – Classificação: Livre – Entrada Gratuita.

OCUPAÇÃO VOA

Ciclofaixinha
Ocupar o espaço urbano com segurança e diversão é a proposta da Ciclofaixinha. Acompanhados dos pais e monitores, as crianças terão um percurso exclusivo onde aprenderão as sinalizações de trânsito como ciclistas.

Serviço: Av. Ministro Rocha Azevedo – 14/02 Durante todo o evento – Classificação: Livre – Entrada Gratuita.