Exposição “Pouso Para Pensamentos e Pássaros” aproxima público da experiência de voar

Artista Hugo Fortes exibe material inédito a partir de 30 de janeiro, no Centro Cultural São Paulo

Por Gabriel Fabri

Após trabalhar retratando a natureza e os animais, o artista visual e professor da USP Hugo Fortes realiza a exposição “Pouso Para Pensamentos e Pássaros”, que reúne fotografia, vídeos e instalações inéditas a respeito do tema do voo. A abertura acontece dia 30 de janeiro, e o trabalho fica exposto até o dia 27 de março no Centro Cultural São Paulo.  

Inspirado no texto “Pássaros”, do filósofo tcheco Vilém Flusser, Fortes afirma que se interessou pela questão do voo por ser algo inalcançável para os seres humanos. “O pássaro visto como algo entre o divino e o humano, que está ali no céu e na terra, essa é uma das questões de Flusser”, explica. Entre outros temas do filósofo que aparecem na exposição, está o da visão das pessoas sobre o ato de voar, que o autor tcheco considerava relacionada à outros modelos conhecidos. “A gente compara a andorinha com um avião, compara outro pássaro com um foguete, e assim a gente acaba invertendo um pouco a relação entre as coisas”, explica. 

Os pássaros estão representados de muitas maneiras. Há registros dos empalhados em museus, de pássaros urbanos mortos, e até fósseis de espécies antigas. “Eles representam a ideia de liberdade, uma que o homem não pode alcançar. Ao mesmo tempo, os pássaros simbolizam a fragilidade e a delicadeza – e, por isso, há várias referências à dualidade entre vida e morte na exposição”. 

Entre as instalações, está uma parede com livros antigos pendurados. “Eles estão ali dispostos como se tivessem voando, como se as folhas fossem asas”, revela o artista. “Eu considero que livros nos fazem voar, só que de outra maneira”. 

Serviço: Centro Cultural São Paulo – Piso Caio Graco. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. Abertura: dia 30, 15h. Até dia 27/3. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 18h. Grátis