Peça dos Satyros dá voz aos moradores do centro

“Pessoas perfeitas” fica em cartaz entre os dias 3 e 13 de dezembro, no Teatro Cacilda Becker


 “Pessoas perfeitas” ganhou, em 2014, os prêmios APCA, Shell e
Aplauso e deve ser adaptado para cinema (Foto: André Stéfano)

Por Letícia Andrade

Desde a inauguração de sua sede paulistana em 2000 na Praça Roosevelt, centro da cidade, a companhia de teatro Os Satyros investe em um trabalho social importante para a revitalização do local. Essa proximidade do grupo com os frequentadores e moradores também serviu como fonte de inspiração para inúmeras montagens, entre elas “Pessoas perfeitas”, que fica em cartaz entre os dias 3 e 13, no Teatro Cacilda Becker.

Vencedora, em 2014, dos prêmios APCA de Melhor Espetáculo, Shell de Melhor Texto e Aplauso de Melhor Dramaturgia, a peça, de autoria de Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral, lança um olhar sobre os moradores anônimos da região central a partir de observações e entrevistas realizadas pelo grupo. “Procuramos tornar visíveis histórias que geralmente são invisíveis para a maioria das pessoas e a grande mídia”, afirma Vázquez, também responsável pela direção da encenação e fundador da companhia.

A trama acompanha a vida de uma jovem mística, namorada de um garoto de programa, que perdeu o contato com os pais desde que saiu da periferia. Também tem o homossexual que cuida da mãe com Alzheimer e trabalha à noite nas linhas de disque amizade. E ainda a moça que sonhava em ser cantora, mas, por estar gravemente doente, sobrevive como caixa em uma boate.

Apesar desses personagens serem representações reais, eles fogem de um registro documental. “Usamos uma estética expressionista, por isso a maquiagem é carregada. A gente não costuma trabalhar com realismo nas encenações porque procuramos contato com o diferente. O teatro não é um espelho fechado do real”, afirma Vázquez.

A montagem carrega o ineditismo de ser o primeiro trabalho da companhia produzido já com a intenção de ser transformado em filme. Recentemente, o grupo levou a peça “Hipóteses para o amor e a verdade” aos cinemas, depois de 77 espetáculos apresentados em 17 países, cem nomeações e 46 honrarias. O próximo longa-metragem a ser realizado é a adaptação de “A filosofia na alcova”, encenação inspirada na obra homônima de Marquês de Sade.

Serviço: | Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. De 3 e 13. 5ª, 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. 100 min. +16. Grátis (retirar ingresso, até dois por pessoa, a partir de uma hora antes).