Departamento do Patrimônio Histórico debate formas de preservação da arquitetura moderna

6º edição do projeto “Patrimônio em Debate”, promovido pelo DPH, acontece dia 19, no MASP



Para encerrar o ciclo de debates comemorativos aos 80 anos da Secretaria Municipal de Cultura, 40 anos do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH)  e 30 anos do CONPRESP, o DPH promove a 6º edição do projeto “Patrimônio em Debate”, que terá como tema “Patrimônio Moderno: Reconhecimento e Restauro”. O evento acontece no dia 19 de novembro, às 14h, no MASP (Museu de Arte de São Paulo).

O debate tem abertura do Secretário da Cultura Nabil Bonduki e da presidente do Conpresp e diretora do DPH Nadia Somekh. Entre os convidados presentes estão Flávia Brito do Nascimento, professora da FAU-USP; Mita Ito, arquiteta da Pauliceia Arquitetura e Restauro; e Silvio Oskman, professor da Escola da Cidade e representante do IAB-SP no CONDEPHAAT.

Todos os encontros têm como objetivo discutir em âmbito público questões complexas e contemporâneas do cotidiano de atuação do DPH. Com abordagens teóricas e práticas, a ideia é apresentar e colocar em discussão temas polêmicos relacionados às propostas de proteção, divulgação, viabilização da conservação e valorização do Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo.

Esta última edição do ano busca reunir pesquisadores, profissionais, estudantes e público interessado no campo de atuação do Patrimônio Moderno. A expectativa é avançar um debate presente no DPH/Conpresp, assim como na sociedade contemporânea.

O tema “Patrimônio Moderno” amplia conceitos tradicionais de patrimônio histórico, ressalta questões associadas ao reconhecimento de obras da arquitetura moderna, além de propor discussões de preservação. Ou seja, esse debate relaciona os limites entre a produção e o restauro. Assim, o universo investigativo e o princípio de intervenção tratam de questões como, o restauro de obras modernas e a possibilidade do público de reconhecer na arquitetura moderna formas de preservação.

Serviço: Patrimônio em Debate. Tema: Patrimônio Moderno: Reconhecimento e Restauro. Museu de Arte de São Paulo - Av. Paulista, 1578. Dia 19, 14h. Grátis.

PROGRAMAÇÃO
Coordenação: Arq. Dalva Thomaz | STLP | DP | DPH


14h – Abertura com Nabil Bonduki, Secretário da Cultura e Nádia Somekh, presidente do Conpresp e diretora do DPH

14h30 – Mesa com Flávia Brito do Nascimento, FAU-USP; Mita Ito, Pauliceia Arquitetura e Restauro; e Mirthes Baffi, DOCOMOMO e DPH

16h30 - Debatedores: Silvio Oksman, CONDEPHAAT e Escola da Cidade; Alessandra Bedolini, FIAM-FAAM-FMU

18h - Encerramento
 
Currículo dos debatedores

Flávia Brito do Nascimento é professora da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo). É bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense; graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ; mestre e doutora pela FAU-USP. Trabalhou no Iphan, Inepac e Unesco. Participou do trabalho “Paisagem Cultural do Vale do Ribeira” e do tombamento do Centro Histórico de Iguape. Integrou o grupo de pesquisa "Pioneiros da Habitação Social". É autora dos livros “Entre a estética e o hábito: o Departamento de Habitação Popular (1946-1960)” e “Blocos de memórias: habitação social, arquitetura moderna e patrimônio cultural” (Edusp).

Mita Ito é formada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1998. Colaborou na empresa Companhia de Restauro passando a integrar a sociedade em 2001, a qual foi transformada no escritório Pauliceia Arquitetura e Restauro a partir de 2009. Entre 2001 e 2010, pesquisou e colaborou na organização do livro "Quarenta anos de prancheta”, de Marcello Fragelli.

Mirthes Baffi é formada na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem curso de Arquiteto-restaurador (UFBA); Curso de Especialização em Patrimônio Ambiental Urbano (FAU-USP); Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (UFBA). Foi Diretora do Setor de Projetos de Áreas Verdes da Secretaria Estadual de Cultura; Diretora da Divisão de Preservação do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da PMSP; Assessora da Comissão de Proteção da Paisagem Urbana (CPPU) da PMSP; Secretária Geral do DOCOMOMO Brasil.

Silvio Oksman é formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1998. Mestre e doutor pela FAU-USP é professor da Escola da Cidade, representante do IAB-SP no CONDEPHAAT.

Alessandra Bedolini é formada pelo Politecnico di Milano (Itália), em 2007, e mestre pela FAU-USP em 2014. Atuou na área do projeto de arquitetura, colaborando com o Studio di Architettura Santus de Bergamo (Itália), entre 2003 e 2007, e com o escritório Paulo Bruna Arquitetos Associados, entre 2008 e 2011. Doutoranda na FAU-USP é professora no Centro Universitário FIAM-FAAM-FMU. Colabora com o Studio Oficina Design e Arquitetura desde 2011, juntamente com o Antonio Castelo Branco Jr.