Circuito Municipal de Cultura recebe o funk consciente de MC Garden

Apresentação acontece dia 20, no Palco Cidade Ademar, com entrada gratuita

Por Mariane Roccelo

Encabeçando a nova onda de “funk consciente”, Lucas Rocha da Silva, o MC Garden, apresenta músicas com críticas políticas e sociais, que retratam a desigualdade brasileira. O show integra a programação do Circuito Municipal de Cultura e acontece no Palco Cidade Ademar, dia 20, às 19h.

Nascido na Zona Sul de São Paulo, o MC iniciou a carreira após a onda de protestos de junho de 2013. Tornou-se reconhecido por destoar dos temas tradicionais no cenário do funk, como o funk ostentação e com forte apelo sexual.  Suas composições denunciam temas como o descaso do governo com as comunidades mais carentes, violência policial e gravidez precoce. Em setembro deste ano, atingiu mais de 7 milhões de visualizações no facebook com o clipe “Encostei no Baile Funk”. 

Segundo o MC, “Garden” vem de gardenal – medicamento indicado para crises de convulsão – e seu trabalho é uma tentativa de mudar o cenário e o reconhecimento do estilo, “pra mostrar que o funk consciente ainda está vivo” (como diz a letra de “Encostei no Baile Funk”). No Circuito Municipal de Cultura, o músico apresenta seus principais sucessos, como “Isto É Brasil”, “Cadê o Gigante” e “Namorado Ausente”. 

Neste dia, o palco Cidade Ademar também recebe os grupos Afável e Parábola, além do músico Sandrão (RZO).
 
Serviço: 

CIRCUITO AO AR LIVRE: PALCO CIDADE ADEMAR
ZONA SUL | 6ª | GRÁTIS
Parque Linear Sete Campos - Estrada do Alvarenga s/nº.
| Não é necessário retirar ingresso.

AFÁVEL
O grupo de rap começou sua trajetória em 2005 com a junção dos remanescentes que integravam o Posse 4 Elos (núcleo de ações socioculturais do distrito de Cidade Ademar, zona sul). Em 2013, o grupo produziu na República Tcheca, de forma independente, o LP/vinil: “Trago em mim a resistência dos nativos e das raízes africanas”.
| Dia 20, 15h

PARÁBOLA
O grupo apresenta o novo álbum “Lapidamente”, resultado de mais de três anos de produção, participações especiais e pesquisas audiovisuais. Com objetivo de falar do cotidiano periférico de forma positiva, o grupo, encabeçado pelos rappers Biofa e Maykon, surgiu em 2001, em Itaquera (zona leste).
| Dia 20, 17h

MC GARDEN
Com músicas politizadas, que trazem à discussão temas como desigualdade social, MC Garden desponta como um dos artistas de funk mais promissores de sua geração.
| Dia 20, 19h

SANDRÃO (RZO)
Nascido e criado em Pirituba (zona oeste), tornou-se conhecido na cena da música rap quando, em 1987, juntou-se com Helião para formar o grupo RZO. Considerado um dos melhores rappers do país, o artista apresenta este show solo com músicas novas e sucessos de sua carreira.
| Dia 20, 21h