CCSP realiza a 23ª edição das Semanas de Dança

Mais de 20 trabalhos serão apresentados entre os dias 24 de novembro e 13 de dezembro

Por Gilberto De Nichile

“A cruz que me carrega”, do Núcleo Pé de Zamba, é uma produção de dança contemporânea brasileira que se inspira na tradição afro-banto da região Sudeste; já “cARTAUDgrafia”, da Taanteatro Cia., mescla dança, música, vídeo e teatro para contar uma trilogia inspirada na vida e obra do poeta francês Antonin Artaud. Os dois espetáculos fazem parte de um conjunto de mais de 20 trabalhos que serão apresentados, entre os dias 24 deste mês e 13 de dezembro, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), integrando as Semanas de Dança 2015. O evento já é uma tradição na programação da casa e chega à sua 23ª edição com o objetivo de levar ao público as diferentes formas e manifestações dessa arte.  
“A cruz que me carrega” é uma criação da dançarina e diretora cênica Andrea Soares. “Baseei o espetáculo na pesquisa que fiz, para meu mestrado, junto à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinóplis, em Minas Gerais. Ele acompanha a trajetória da população afro-banto que veio para o Brasil durante a escravidão e que agora constitui uma comunidade.”

Já em “cARTAUDgrafia”, o diretor Wolfgang Pannek e a coreógrafa Maura Baiocchi conceberam três encenações interligadas. “Cada uma delas se inspira em diferentes fases do poeta surrealista Artaud, mostrando suas crises do espírito, da cultura e da linguagem”, conta Pannek.

Diversificada, a programação inclui ainda desde espetáculos profissionais interpretados por integrantes do Balé da Cidade de São Paulo, entre eles, “Cantares”, de Oscar Araiz, e “Abrupto.”, de Alex Soares, a apresentações criadas para futuros bailarinos, os alunos dos últimos anos da Escola de Dança da Fundação Theatro Municipal. Também podem ser vistas manifestações de várias origens, como hip-hop, barroco e afro, além de coreografias clássicas apresentadas por artistas convidados para a Gala de Balé.

Trabalhos especialmente concebidos para espaços específicos do centro cultural podem se acompanhados na Mostra CCSP Dança em Site Specific 2015. Completam a programação uma retrospectiva fotográfica, exibições de videoarte e de um documentário.

*Confira a programação completa

SEMANAS DE DANÇA
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO | DIVERSOS ESPAÇOS | CENTRO | DE 24/11 A 13/12
| Para assistir aos espetáculos apresentados em salas, os ingressos podem ser retirados a partir de duas horas antes.

EXPOSIÇÃO: RETROSPECTIVA SEMANAS DE DANÇA
Curadoria: Cristina Coelho.
Com quase 20 anos de existência, o Semanas de Dança acumula formatos e conteúdos diversificados, traçando um reflexo da trajetória da dança durante esse período. Esta exposição fotográfica procura resgatar os registros das edições anteriores, evidenciando a importância do evento no cenário da dança nacional.
| Espaço Flávio de Carvalho (foyer). De 24/11 a 13/12. 3ª a dom., a partir das 10h. Grátis

MOSTRA DE VIDEOARTE - 1ª EDIÇÃO
Exibição dos projetos selecionados por meio do Edital Semanas de Dança 2015 - Mostra de Videoarte.
| Espaço Flávio de Carvalho (foyer). De 24/11 a 13/12. 3ª a dom., a partir das 10h. Grátis

NÚCLEO PÉ DE ZAMBA
Espetáculo: “A cruz que me carrega”. Concepção e dir.: Andrea Soares. Com Andrea Soares, Joana Egypto, JôPereira e outros. 50 min. Livre.
Com música ao vivo, este espetáculo de dança contemporânea é inspirado na tradição afro-banto encontrada, principalmente, no Sudeste. A coreografia, pensada para espaços não convencionais, procura traduzir a beleza e a força do legado enredado pelo catolicismo popular afro-mineiro, forte elemento da cultura brasileira.
| Sala Adoniran Barbosa. Dia 24, 19h. Grátis

75 ANOS DA ESCOLA DE DANÇA DE SÃO PAULO - ATELIER BALÉ JOVEM
Dir.: Susana Yamauchi. 50 min. Livre.
Alunos e professores da Escola de Dança de São Paulo, da Fundação Theatro Municipal, mostram seus trabalhos. Programa: 8º Ano A e B, “Da dor”, coreografia: Luis Arrieta (convidado); 6º Ano A e B, “Valsas para Julieta”, coreografia: José Ricardo Tomaselli; 7º Ano A e B, “Versos sotádicos”, coreografia: Fernando Machado; 9º Ano, “A linguagem das flores”, coreografia: Raimundo Costa (convidado).
| Sala Jardel Filho. Dias 24 e 25, 21h. Grátis

TAANTEATRO COMPANHIA
Espetáculos: “cARTAUDgrafia - Trilogia sobre a vida e obra de Antonin Artaud”. Dir.: Wolfgang Pannek. Dir. coreográfica: Maura Baiocchi. Projeto contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança. 70 min. +12 anos.
Trilogia sobre Antonin Artaud, poeta, ator e diretor francês (1896 a 1948), ícone da poesia surrealista e idealizador do Teatro da Crueldade. Foi internado em manicômios durante a Segunda Guerra Mundial e escreveu obras polêmicas, como “As novas revelações do ser” e “Artaud, momo”.
| Espaço Missão. Dias 24 e 25, 21h. Dia 26, 20h. R$ 10

MOSTRA CCSP DANÇA EM SITE SPECIFIC - 2015
Apresentações dos projetos selecionados por meio do Edital 2015 -CCSP Dança em Site Specific. Performances encenadas: “Projeção suspensa”, de Thais Gomes de Menezes; “Pois ainda agora vocês me olham, mas nunca me veem”, de Carolina Nóbrega Silva; “Acesso de sacadas de acesso de sacadas”, de Gabriel Fernandez Tolgyesi; “Corpo In (Visível)”, de Danilo Pazdorf Casari de Oliveira; “Fuscanteiro”, de Teresa Moura Neves.
| Diversos espaços. De 26 a 29, horários alternados. Grátis

CIA. BRASÍLICA
Show de dança e música: “Batuque e pé no chão”. Coreografia e dir.: Deca Madureira. Com Elson Leite, Lucila Poppi, Deca Madureira e outros. Participação especial: Beto Madureira. 90 min. Livre.
Manifestações que remetem à ancestralidade, à poética e ao som dos tambores, enfocando as relações destes com os folguedos e a natureza. Serão mostradas maracatu de baque virado, afoxé, caboclinhos, entre outras manifestações populares.
| Sala Adoniran Barbosa. Dia 27, 19h. Grátis

BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO
Dir. artística: Iracity Cardoso. 90 min. Livre.
O BCSP apresenta três espetáculos de seu repertório: “Abrupto.”, de Alex Soares; “O balcão de amor” (duo), de Itzik Galili; e “Cantares”, de Oscar Araiz. Criado para o BCSP em 2013, “Abrupto.” retrata o momento de uma catarse, quando agimos por um impulso irracional, e seus desdobramentos, como o estado de esgotamento e consciência daquilo que ocorreu; “O balcão de amor (duo)” foi criado para a companhia em 2014 com inspiração na música cubana dançante de Perez Prado; “Cantares” foi concebido em 1982 para o Ballet du Grand Théatre de Genève, remontado para o BCSP em 1984, 1990 e 2013, e parte de um conjunto de quatro coreografias femininas que formam a obra “Ibérica”, inspirada na poesia, na pintura e na música espanhola.
| Sala Jardel Filho. Dias 27 e 28, 21h. Dia 29, 20h. Grátis

OMSTRAB
Espetáculo: “Fluxo invisível” (work in progress). Dir.: Fernando Lee. Projeto contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança. 60 min. +12 anos.
| Espaço anexo. Dias 27 e 28, 21h. Dia 29, 20h. Grátis

CIA. GUMBOOT DANCE BRASIL
Espetáculo: “Yebo”. Dir.: Rubens Oliveira. Com Alysson Bruno, Danilo Nonato, Lenna Bahule e outros. 50 min. Livre.
Gumboot dance é uma forma de dança criada no século 19 pelos trabalhadores das minas de ouro e de carvão da África do Sul. O espetáculo aborda a exploração tanto das minas quanto dos sete povos levados para a extração do minério, a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha e a espera das mulheres por seus maridos mineiros.
| Sala Adoniran Barbosa. Dia 1º/12, 19h. Grátis

RIBEIRÃO PRETO CIA. DE DANÇA
Espetáculo: “Link”. Coreografia: Alex Soares. Dir.: Luciana Junqueira e Thiago Junqueira. Com Allan Monti, Gisele Silva, Laura Pimenta e outros. 40 min. Livre.
A coreografia tem como tema central as relações de influência ou codependentes de maneira subjetiva. Na montagem, bailarinos e cenário se conectam e desconectam, proporcionando ao público uma reflexão sobre as relações humanas.
| Sala Jardel Filho. Dia 1º/12, 21h. Grátis
 
IN SAIO CIA. DE ARTE
Projeto Abissal - compartilhamento de processo. Dir.: Claudia Palma. Projeto contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança. 60 min. +12 anos.
| Espaço anexo. Dias 1º e 2/12, 21h. Grátis

GRANDE BAILE - EDIÇÃO ESPECIAL
| Sala Adoniran Barbosa. Dia 2/12, das 18h às 21h. Grátis