Daniel Malva expõe série inédita no Solar da Marquesa de Santos

'A medida do tempo das coisas' traz mais de 70 imagens das séries 'O Jardim'; e 'Museu de História Natural'; a partir do dia 8 de novembro

Por Gilberto de Nichile

Natural de Ribeirão Preto (SP), Daniel Malva é um fotógrafo que não se contenta com o convencional e busca novas abordagens para a sua arte. Assim, para criar efeitos especiais, altera os sistemas óticos de seus equipamentos, constrói lentes com objetos inusitados, cria novos reveladores de filme e muda o software de câmaras digitais. O resultado são imagens diferenciadas, com texturas diferentes, levemente difusas e cores suaves, com caráter etéreo, características que provocam sensações de calma e estranhamento no espectador.

Cerca de 70 dessas fotografias, entre elas a da série inédita “OJardim”, podem ser vistas a partir do dia 8 de novembro, no Solar da Marquesa de Santos, na exposição A medida do tempo das coisas, com curadoria de Henrique Siqueira e Monica Caldiron. As 24 fotografias da série “OJardim” ficam em cartaz ao lado de obras do trabalho anterior de Malva: "Museu de História Natural", exposto no Brasil e no exterior, como nas galerias Shoot Gallery, em Oslo e na Kristin Hjellegjerde Gallery, de Londres. Nela o artista trabalha com imagens de aves, animais, plantas e insetos, apresentando, inclusive, esqueletos de tigres, panteras, alces e lobos e até o coração, com mais de 80cm de diâmetro, de uma baleia.

Com especializações em biologia e mecatrônica, Malva transpõe limites entre a fotografia, a ciência e a arte, criando obras únicas ao mesclar técnicas históricas e contemporâneas, utilizando a tecnologia como um artefato a serviço da pesquisa técnica e da criação artística. Em “OJardim”, o foco são flores e plantas. “Procuro fazer um questionamento de qual é nosso papel nesta vida. Assim como as flores de um jardim, nascemos, florescemos, e, a seguir, somos repostos, dando continuidade ao nosso ciclo de vida singular”, afirma. O fotógrafo ainda se explica: “O fato de eu usar técnicas muitas vezes improváveis ou criar algumas ferramentas para o meu trabalho, não faz disso o meu foco principal. Isso está ligado à curiosidade de saber como as coisas funcionam e de participar da construção do trabalho passo a passo. É uma questão de acompanhar algo em seu trajeto desde o início e vivenciar cada estágio de sua construção”, conclui.

Mostra simultânea – Em paralelo à exposição de Daniel Malva no Solar da Marquesa, a fotógrafa Nair Benedicto apresenta retrospectiva de sua obra na Casa da Imagem, instituição pertencente ao Museu da Cidade. Com curadoria de Diógenes Moura, a mostra Por Debaixo dos Panos reúne cerca de 100 imagens registradas por Nair entre 1982 e 2015.

Serviço: Daniel Malva: A medida do tempo das coisas. Solar da Marquesa de Santos. Rua Roberto Simonsen, 136 – Pátio do Colégio. Centro. Próximo da estação Sé do Metrô. Tel. 3105-6118. De 8/11 a 7/02/2016. De 3ª a dom., das 9 às 17h. Grátis