Departamento do Patrimônio Histórico discute cultura e paisagem na região do Jaraguá e Perus

Encontro “Patrimônio em Debate” chega a sua quinta edição, no dia 24 de outubro, e será realizado no Centro Cultural São Paulo

O DPH (Departamento do Patrimônio Histórico), em parceria com a Universidade Livre e Colaborativa e o Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento Perus, promove a 5ª edição do projeto “Patrimônio em Debate”, que terá como tema “Da Fábrica à Construção do Território da Cultura e Paisagem Jaraguá Perus”. O evento acontece no dia 24 de outubro, a partir das 10h, no Centro Cultural São Paulo.

O debate tem abertura do Secretário da Cultura Nabil Bonduki e da presidente do Conpresp e diretora do DPH Nadia Somekh. Entre os convidados presentes estão Regina Bortoto, do Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento Perus, Euler Sandeville, professor da FAU-USP e Simone Scifoni, professora da FFLCH-USP.

O Seminário tem como objetivo apresentar as lutas que constituíram o Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Perus - Jaraguá- TICP - PJ e o estado atual dos trabalhos na região, além de abrir o conhecimento desse trabalho a um debate mais amplo na cidade. São pautas prioritárias:

•    Instrumentos para implementação do Parque da Fábrica de Cimento Perus para criação do Centro de Cultura do Trabalhador, da Universidade Livre e Colaborativa e de um Centro Comunitário, juntamente com a implantação do Parque a Luta dos Queixadas.

•    Reconhecimento das terras indígenas e a delimitação do TICP Jaraguá Perus, conforme os estudos já realizados.

Essas pautas devem orientar as discussões de planejamento em curso, considerando o rico patrimônio ambiental e cultural presente na região, que corresponde aos distritos de Perus, Anhanguera e Jaraguá. O território abriga um conjunto de valores único para a cidade, como a fábrica de Perus, as aldeias guaranis e o parque, ambos do Jaraguá.

Toda essa diversidade poderá ser conhecida no Seminário, juntamente com as metodologias em curso para articulação e contribuição no desenvolvimento local e regional, as quais levam em consideração aspectos ligados à experiência, à construção de territórios culturais e educativos e às lutas cotidianas que qualificam nossa relação com a cidade. A atividade está organizada em mesa de debate e oficinas.

Serviço: Centro Cultural São Paulo – Espaço Missão. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. Dia 24, das 10h às 18h. Grátis

•    OFICINA CARTOGRAFIAS AFETIVAS  – construindo o território da cultura e da paisagem

 Org. Danielle Dias (Conpresp), Maria Helena Bertolini, Regina Célia Soares Bortoto, Ana Cristina Vellardi.
 O objetivo da oficina é apresentar uma diversidade de procedimentos aplicados ao compartilhamento de memórias afetivas de lugares e caminhos que compõem TICP, a fim de divulgar e sensibilizar as práticas colaborativas na proteção de patrimônios existentes lado a lado à vivência cotidiana e cidadania ativa. Dia 24, às 13h30

•    OFICINA CARTOGRAFIAS TEMÁTICAS


 Org. Euler Sandeville, Paula Nishida, Renato Mangueira;
O objetivo da oficina é avançar na organização de bases técnicas georreferenciadas para representação do TICP, visando contribuir em processos de diagnóstico, planejamento monitoramento e gestão e estabelecer interlocução com a criação de um grupo de trabalho para consecução dessas bases que será de domínio público. Dia 24, às 13h30