Retrospectiva de Miles Aldridge chega à Oca em outubro

Mostra traz seleção especial de um dos maiores fotógrafos contemporâneos do mercado de moda e beleza. Pela primeira vez no Brasil, o artista faz exposição integrante do calendário oficial da SPFW. A exposição fica em cartaz de 15 de outubro a 2 de novembro na Oca

Depois de ser destaque de público e crítica na Somerset House de Londres, a exposição “A Dazzling Beauty”, uma retrospectiva do fotógrafo britânico Miles Aldridge, chega à Oca, no Parque Ibirapuera, no dia 15 de outubro, onde fica em cartaz até dia 2 de novembro.  Sob curadoria de Danniel Rangel, produção da Mega Cultural e patrocínio da SKY, a exposição traz 50 fotografias abrangendo os momentos mais importantes da carreira do artista. A mostra integra o calendário oficial de eventos da São Paulo Fashion Week, o mais importante evento de moda da América Latina.

Miles Aldridge é considerado um dos mais importantes fotógrafos britânicos da atualidade. Responsável pela Direção de Arte de suas próprias superproduções fotográficas, Aldridge conquistou, em especial, os mercados de moda e beleza, onde fotografou grandes estrelas para editoriais e campanhas publicitárias para marcas como MAC, Carolina Herrera, Longchamp e Mercedes. “Miles cria e desenha ele mesmo as suas produções em cenários que lembram filmes de Alfred Hitchcock, Antonioni, Jean Negulesco entre outros grandes nomes do cinema em tecnicolor. O resultado e um splash de beleza com muita cor, tal como nos grandes anos no Kodachrome e Ektachrome da golden era de Hollywood”, explica o curador Danniel Rangel.

“Esta retrospectiva é como uma pílula do meu ponto de vista dos mundos do luxo, beleza e elegância”, explica o artista sobre a montagem brasileira. “Num primeiro momento, olhando superficialmente, as obras parecem ser uma celebração a este universo, mas olhando profundamente levantam temas universais”, completa.

Apaixonado por cinema e imerso na estética Hollywoodiana desde que nasceu, Miles é filho de Alan Aldridge, ilustrador e diretor de arte que ficou conhecido pelas capas de discos criadas para estrelas como Beatles e Rolling Stones. “Meu trabalho fala dessa máscara usada na cultura contemporânea”, explica o artista. “Minha experiência mostra que mesmo por trás de tanta beleza existe um ser humano com as mesmas preocupações e medos de todo mundo. São adoradas como deusas, mas são mortais”.

Miles Aldridge nasceu em Londres em 1964. Sua carreira na fotografia de moda começou em 1993 e, desde então, suas lentes já captaram capas para os maiores veículos de moda do mundo como Vogue francesa, americana, italiana e britânica, Harper's Bazaar, Numéro, The New York Times Magazine, GQ e The New Yorker. Seu estilo único, carregado de cores saturadas e composições oníricas, glamourosas, dramáticas e artificiais, levou o artista a expor em cidades como Paris, Amsterdam, Zurich, Nova York e Los Angeles e suas obras a integrarem coleções permanentes de grandes museus e galerias como o National Portrait Gallery e o Museu Victoria & Albert, em Londres.

Serviço: A DAZZLING BEAUTY – Miles Aldridge. Patrocínio SKY, por meio de sua plataforma de luxo SKY Spinel. Curadoria Danniel Rangel. Produção Mega Cultural. De 15 de outubro a 2 de novembro. Museu da Cidade – Oca. Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº. Dentro do Parque Ibirapuera. Acesso pelo portão 3 (entrada de carro ou portão 1 (entrada de pedestres). Zona Sul. Tel. Terça a domingo, 9h às 17h. Grátis