Secretaria Municipal de Cultura e Departamento do Patrimônio Histórico recebem propostas para a 1ª Jornada do Patrimônio

Chamamento fica aberto até 5 de novembro e receberá cadastro de imóveis que queiram aderir ao evento, assim como apresentações artísticas, voluntários para atuarem como guias ou monitores culturais e roteiros de memória ou arquitetura

Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2015, a Secretaria Municipal de Cultura e o Departamento do Patrimônio Histórico farão um convite especial a paulistanos e turistas: a oportunidade de reconhecer seu patrimônio histórico, artístico e cultural, distribuído por diversos pontos da cidade. Neste fim de semana, será realizada a primeira Jornada do Patrimônio paulistana, nos moldes do que já ocorre em diversos países, como as Journées du Patrimoine na França e o Open House em Nova Iorque (openhousenewyork).

No caso de São Paulo, além dos espaços culturais e artísticos que são de propriedade da Prefeitura de São Paulo e ficarão abertos durante o evento para visitação pública, pessoas físicas e instituições que ocupam imóveis históricos ou de interesse cultural também poderão aderir ao evento, abrindo seus bens durante este fim de semana, ampliando a oferta de locais que poderão ser visitados e integrar roteiros temáticos. O chamamento ficará aberto até 5 de novembro.

Além de imóveis históricos, o DPH receberá outros tipos de propostas: roteiros culturais e arquitetônicos, voluntários que tenham interesse em atuar como guias ou monitores culturais, apresentações artísticas e propostas de palestras ou oficinas que poderão compor a grade de programação deste fim de semana.

Os equipamentos públicos da Prefeitura de São Paulo, assim como edifícios de instituições ou privados que já ficam abertos ao público, vão oferecer atividades específicas de patrimônio histórico para seus visitantes. O objetivo do evento é sensibilizar o cidadão, levando-o a reconhecer e proteger seu patrimônio histórico, artístico e cultural.

A programação completa do evento será divulgada em novembro, após o recebimento das propostas por meio do chamamento.

Confira os formulários abaixo:

•    Formulário para cadastro de Imóveis históricos ou com valor cultural
•    Apresentações artísticas
•    Cadastro de Voluntários para trabalhar como guia/monitor cultural
•    Envio de propostas de palestras ou oficinas
•    Roteiros de Memória ou Arquitetura