“Beatles para Crianças” comemora um ano no Circuito Municipal de Cultura

Com arranjos próximos aos originais, músicos se apresentam no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, dia 11, e no Parque do Ibirapuera, dia 25


Em palco, o grupo envolve o público com histórias e
 vídeos animados (Foto: Karina Sousa)


Por Letícia Andrade

Mesmo depois de 45 anos de sua separação, os Beatles continuam formando uma geração de fãs pelo mundo. Um dos exemplos desse fenômeno é o projeto “Beatles para Crianças” que resgata composições do grupo arranjadas especialmente para a garotada, e que chega ao Circuito Municipal de Cultura com duas apresentações: no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, dia 11, e no Parque do Ibirapuera, dia 25.

O grupo também envolve o público infantil com histórias e alguns vídeos animados projetados no fundo do palco. Segundo Paulo Freire, idealizador do projeto, o grande mote das apresentações é o de ser o primeiro show de rock da criança. “Ensinamos três movimentos: levantar a mão, balançar a cabeça e pular. No final, damos um diploma”, conta.  

Com arranjos próximos aos originais da banda britânica, os músicos Fábio Freire (voz, violão de aço, uklele e guitarra), Gabriel Manetti (voz), Edu Puperi (guitarra, teclado, violão de aço), Johnny Frateschi (baixo) e Humberto Zigler (bateria), apresentam sucessos como “Hey Jude”, “Let It Be”, “All You Need Is Love” e “Black Bird”.  

Os shows sempre reservam um momento especial. Em alguns casos, os músicos preparam uma regência de sons corporais com o público. “É como se fosse uma orquestra, conduzimos todos com sons da boca e palmas”, explica Freire. Ou, então, convidam as crianças para subirem ao palco. “Apresentamos alguns instrumentos que não são tão comuns como flauta de mangueira e outros feitos de bexiga. Também contamos uma história deles”, completa.

No entanto, Freire já adianta que todas as apresentações são uma surpresa para os pequenos, inclusive ele e os demais músicos já estão de olho em reformulações para o próximo ano. “Toda semana pensamos em uma música nova ou algo diferente. Queremos colocar novos instrumentos também”, afirma. Em 2012, o grupo ganhou fama depois que Freire foi selecionado pela Rede Globo para conhecer o ex-Beatles Paul McCartney. No próximo dia 12, o projeto faz um ano.  

CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA
LIVRE. 60 MIN. GRÁTIS


Serviço: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. R. Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esq. com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes. Zona Leste. | tel.: 2555-2840. Dia 11, 15h. Grátis

Parque Ibirapuera - Área do Palco Externo do Auditório Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº. Dentro do Parque Ibirapuera. Acesso pelo portão 3 (entrada de carro) ou portão 1 (entrada de pedestres). Zona Sul. Dia 25, 13h. Grátis