PiA FraUs apresenta “Bichos do Brasil” e “Gigantes de Ar” no Circuito Municipal de Cultura

Montagens infantis trazem bonecos infláveis gigantes entre os dias 10 e 24 de outubro


Espetáculos combinam teatro, circo, artes visuais, dança e
manipulação de bonecos
(Foto: Divulgação)


Por Letícia Andrade


Um elefante azul de quatro metros, um leão medroso, um tigre engraçado e girafas-bailarinas são alguns dos personagens dos espetáculos da companhia de teatro de bonecos PiA FraUs. Há 30 anos, o grupo manipula de uma forma muito criativa todos esses animais infláveis gigantes com a proposta de trazer um teatro sem fronteiras, integrando em cena circo, dança e artes plásticas.

Em outubro, a programação do Circuito Municipal de Cultura recebe duas dessas montagens que já rodaram o Brasil e o mundo em festivais de teatro. Sob a direção de Beto Andretta, “Bichos do Brasil” é apresentada nos teatros Zanoni Ferreti, Cacilda Becker e ao ar livre no Jabaquara, entre os dias 10 e 24, enquanto “Gigantes de Ar” se apresenta em Cidade Ademar, São Mateus e Jabaquara, também a céu aberto, entre os dias 12 e 24.

Em “Bichos do Brasil”, o grupo recria uma selva tropical com três atores e mais 50 bonecos, feitos com materiais naturais, como palha e cabaça. Em palco, eles brincam com a arte de dar vida a esse cenário. Segundo o autor e diretor, a peça alerta de uma forma divertida para a importância de cuidarmos dos animais. “A mensagem final é: se você deixar a natureza sossegada ela vai procriar”, afirma Andretta, também um dos fundadores da companhia.

Nesta montagem, a trilha sonora, de Gustavo Bernardo e Marcos Boaventura, criada especialmente para essa narrativa, tem uma função primordial, pois conduz as coreografias que são ritmadas com sons brasileiros como forró, frevo e samba. O diretor acredita que isso ajuda a reforçar as referências feitas à fauna nacional. “Conseguimos falar sobre os nossos bichos de uma maneira universal em qualquer lugar do mundo”, diz Andretta.

 Alguns dos bonecos de “Bichos do Brasil” também ambientam “Gigantes de Ar”. Inspirado nos espetáculos populares de circo-teatro, a montagem segue a proposta do teatro de rua unido à linguagem circense tradicional. Em cena, quatro palhaços se revezam nas funções de acrobatas, domadores, bailarinos e apresentadores.

O cenário e os atores remetem à magia do circo de uma forma lúdica. “Tudo é bem humorado. A crítica é bem suave, porque é mais uma paródia. Conseguimos fazer uma brincadeira com o universo circense sem a presença da crueldade dos animais”, observa Adretta, também responsável pela direção desta montagem, que já participou de festivais nacionais e internacionais, como Cadiz (Espanha), Miami (EUA) e Bogotá (Colômbia). 

Serviço: Circuito Municipal de Cultura. Diversos espaços. Grátis

BICHOS DO BRASIL
LIVRE. 60 MIN


| Teatro Zanoni Ferrite. Av. Renata, 163, Vila Formosa. Zona Leste. | tel. 2216-1520. Dia 10, 16h
| Jabaquara/Jardim Miriam - Rua Santo Agostinho, 142. Zona Sul. Dia 11, 12h
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dia 24, 17h

GIGANTES DE AR
LIVRE. 60 MIN

| Cidade Ademar - Rua Ângelo Cristianini. Dia 18, 16h
| São Mateus – Rua Medeiros, 100. Dia 24, 16h
| Jabaquara/Vila Clara. Rua Mossul,32. Dia 12, 11h