Musical atrai crianças para o mundo da música erudita

“Operilda na Orquestra Amazônica” percorre teatros municipais e integra programação do Circuito Municipal de Cultura


Espetáculo é vencedor do prêmio APCA 2013 de Melhor Musical Infantil (Foto: João Caldas)

Por Gilberto De Nichile

Quem parte do princípio de que é difícil fazer as crianças gostarem de música erudita, deveria conhecer o trabalho que a atriz e autora Andréa Bassit e a diretora teatral Regina Galdino estão fazendo nesse sentido. Depois de uma experiência de seis anos no projeto Aprendiz de Maestro, destinado a atrair o público infantil para a música de concerto, as duas se juntaram para uma nova experiência: montar um espetáculo que apresentasse, de forma lúdica, para as crianças, um pouco da história da música erudita e folclórica do Brasil. 

Foi assim que, em 2013, nasceu a peça “Operilda na Orquestra Amazônica”. A montagem ganhou o prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos e Arte -2013, como o melhor musical infantil do ano e vai, a partir do dia 3 de outubro, integrar a programação do Circuito Municipal de Cultura, passando pelos teatros Paulo Eiró, Alfredo Mesquita e Zanoni Ferrite.

Nesta história, Andréa Bassitt, que escreveu e interpreta o papel de Operilda, contracena com seis músicos eruditos e interage com o público infantil. Ela é uma bruxinha engraçada e apaixonada pelo Brasil. Sua missão: contar, em apenas uma hora a história da música erudita brasileira. Neste passeio musical, Operilda faz as crianças entrarem em contato com composições de Alberto Nepomuceno, Carlos Gomes, Guarnieri, Ernesto Nazareth, Tom Jobim e outros autores consagrados. A direção musical é do maestro Miguel Briamonte e os cenários e figurinos de Marco Lima.

Serviço:| Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1770, Santana. Tel. 2221-3657. De 17 a 25/10. Sáb., e dom., 16h. 60 min. Livre. Grátis (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).
| Teatro Paulo Eiró. Rua Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro. Tel. 5546-0449. De 3 a 11/10. Sáb., e dom., 16h. 60 min. Livre. Grátis. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).
| Teatro Zanoni Ferrite. Av. Renata, 163, Vila Formosa. Tel. 2216-1520. De 31/10 a 15/11. Sáb., e dom., 16h. 60 min. Livre Grátis (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).