Exposição aborda o fazer e o uso da máscara no teatro

Centro de Pesquisa da Máscara exibe peças entre os dias 6 e 25, no espaço expositivo da Galeria Olido


Centro de Pesquisa da Máscara exibe peças como essa, na Galeria Olido

Por
Gilberto De Nichile

“Mais do que o rosto, que com suas expressões pode disfarçar sentimentos e intenções, o uso da máscara no teatro obriga o ator a ser verdadeiro, valendo-se apenas de seu corpo e movimentos para comunicar-se com a plateia”. Com base nessa premissa do célebre dramaturgo e ator italiano Dario Fo, o Centro de Pesquisa da Máscara (CPM) desenvolve, há cinco anos, um trabalho sobre o feitio e o uso de máscaras em espetáculos teatrais. Com curadoria de Sol Casal, uma síntese dessa atividade será exibida entre os dias 6 e 25, no espaço expositivo da Galeria Olido.

Fernando Martins, coordenador artístico e um dos fundadores do CPM, lembra que, no teatro, a máscara já era utilizada nos clássicos gregos e, em especial, na commedia dell’arte do século 16, na Itália. “Com a máscara, qualquer tipo de público pode seguir a trama não importando a língua que fale, ou mesmo que seja deficiente auditivo.”

Martins explica que a exposição é dividida em quatro módulos. “O ‘atelier’ é uma réplica das oficinas de fabricação de máscaras que oferecemos aos nossos alunos. Nele, mostramos todo o processo, desde o desenho, a modelagem em argila, a confecção dos moldes em gesso, o entalhe em madeira e o resultado final em papel e couro.”

O segundo módulo chama-se “Os tipos de máscaras” e reúne máscaras neutras e expressivas, inclusive aquelas que foram utilizadas em “Alvorada”, espetáculo criado pelo CPM em 2014 e agora reencenado na mostra Vai no Teatro. Outro ambiente exibe máscaras de personagens da commedia dell’arte e o quarto e último espaço mostra, por meio de vídeos, aspectos do trabalho desenvolvido no CPM. Material que também pode ser acessado pelo site www.centrodepesquisadamascara.com.

Atualmente, o CPM é composto, além de Martins, por Aline Grisa, Eddy Stefani, Luciana Viacava e Naiara Bastos. Este é o segundo ano consecutivo que o CPM tem seu projeto contemplado pelo VAI - Programa para Valorização de Iniciativas Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço: Galeria Olido – espaço expositivo. Av. São João, 473. Centro. De 6 a 25. 3ª a sáb., das 13h às 20h. Dom., das 13h às 19h. Grátis