Filme de Hitchcock é exibido com acompanhamento musical ao vivo no Cine Olido

“Chantagem e Confissão” é musicado pela Banda Sonora no dia 4


Cena de “Chantagem e Confissão”, de 1929, o primeiro filme falado
do cinema inglês


Por Gabriel Fabri


Um dos filmes mais emblemáticos da fase inglesa de Alfred Hitchcock, cineasta conhecido como o mestre do suspense por obras como “Psicose” e “Janela Indiscreta”, é “Chantagem e Confissão”, de 1929. Trata-se não só do primeiro filme falado de sua carreira como também o primeiro do cinema inglês. Como inicialmente o longa-metragem teria apenas algumas cenas com som, existem duas versões da obra, sendo uma delas muda. Integrando o projeto Música e Audiovisual na Olido, a versão sem som de “Chantagem e Confissão” é exibida com acompanhamento musical ao vivo pela Banda Sonora no dia 4, no Cine Olido.

O filme conta a história de Alice, namorada de Frank, um detetive da Scotland Yard. Após um desentendimento com o namorado, Alice conhece um pintor, que a leva até o seu apartamento. Lá, ele tenta estuprá-la. Alice acaba acidentalmente o matando e as investigações ficam sob a responsabilidade de Frank. Entretanto, alguém testemunha o crime e começa a chantageá-los.  

Ricardo Garcia, sound designer da Banda Sonora, explica que o grupo buscou acentuar os momentos de suspense da narrativa, usando diversos recursos sonoros. “O desafio é estudar o filme, perceber a dramaturgia e traçar uma linha de criação. Agregamos à trama a sonoridade do grupo levando em consideração as particularidades e propostas de cada músico”, completa. Além de Garcia, a banda é formada por Leandro Archela (teclados e sintetizador), Fernando Cappi (guitarra), Rogério Martins (clarinete, clarone e sax) e Eddu Ferreira (baixo e sintetizador).

Garcia explica o emprego de alguns recursos, como o foley, que consiste em adicionar sons do dia-a-dia a uma cena. “Usamos na sequência do restaurante, em que reproduzimos os sons com objetos em uma mesa”. Há também recursos pré-gravados, como o barulho da cidade e o caminhar das pessoas.

Serviço: Galeria Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 4, 17h. R$1.