Mostra simultânea Rio/SP une artistas belga e catalão

Philippe van Snick e Daniel Steegmann expõem na Casa Modernista entre os dias 19 de setembro e 1º de novembro


Exposição traz obras que dialogam com o espaço, concebidas
 pelo catalão Daniel Mangrané e pelo belga Philippe van Snick (Foto: Divulgação)

Por Gilberto De Nichile

Philippe van Snick é belga, tem 69 anos e é considerado um dos mais importantes artistas contemporâneos de seu país. Daniel Steegmann Mangrané tem 38, nasceu na Catalunha (Espanha) e possui forte ligação com a arte e a natureza do Brasil. Em comum, ambos são artistas plásticos europeus modernos, reconhecidos internacionalmente, e seus trabalhos completam-se na interação com o público e com os espaços onde são expostos.

Este mês, em uma mostra simultânea abrangendo o eixo Rio/São Paulo, algumas de suas obras serão conjuntamente exibidas, respectivamente, no Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro), de 5 de setembro a 1º de novembro, e na Casa Modernista, entre os dias 19 de setembro a 1º de novembro.

Para Marta Mestre, assistente do MAM-Rio e curadora da exposição, a ideia é promover um diálogo tanto entre o trabalho dos dois artistas como com as arquiteturas modernas de ambos os espaços expositivos: o MAM-Rio é um projeto do arquiteto brasileiro Affonso Eduardo Reidy, desenvolvido em 1953; e a Casa Modernista foi desenhada pelo ucraniano, naturalizado brasileiro, Gregori Warchavchik, em 1927. O exemplar, localizado no bairro Vila Mariana, é considerado a primeira obra arquitetônica modernista do país.

No MAM, a exposição apresenta grandes mesas de madeira que ocupam a arquitetura dos vazios transversais do piso 2, abertos à paisagem do Aterro do Flamengo, justapondo trabalhos dos dois artistas, individualmente e em parceria.

Já na Casa Modernista, van Snick ocupa o piso térreo com “Mexican dream cabin” (2015) e a área do jardim com “Sun umbrella” (1979/2015), duas intervenções que mostram o quanto, para ele, a cor da superfície pintada não existe isoladamente como elemento científico, mas antes se descreve pela experiência física espacial de cada espectador.

Steegmann, por sua vez, ocupa os quartos do piso superior com “Família moderna” (2015), trabalho no qual ironiza a normatividade do sujeito e o ideário contemporâneo.

Serviço:
Casa Modernista. R. Santa Cruz, 325, Vila Mariana. Zona Sul. | tel. 5083-3232. Abertura: dia 19, 15h. De 20/9 a 1º/11. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis