Festival Cocidade leva cultura colaborativa a diversos espaços de São Paulo

Cinema, música, intervenções, feira de projetos, debates e outras atividades acontecem em setembro



O CoCidade nasceu a partir da união de diversas iniciativas colaborativas com o objetivo de expor amplamente projetos construídos de forma colaborativa, entender o financiamento coletivo e mapear e construir redes. Este ano de 2015, com realização da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o evento terá na programação a Mostra Internacional de Filmes Colaborativos, entre os dias 19 de setembro e 4 de outubro, na Galeria Olido, Casa de Cultura Palhaço Carequinha, Parque Linear Cantinho do Céu e MIS. O Festival CoCidade acontece no dia 26 de setembro, na Praça das Artes e arredores, e contará com shows, intervenções artísticas, expofeira de projetos, debates, espaço para práticas ambientais, atividades educativas para crianças e gastronomia de rua. A programação é gratuita.

A Expofeira de Projetos, que integra o Festival, acontece das 12h às 20h, no vão livre da Praça das Artes. O espaço pretende promover interação e troca entre mais de 100 projetos colaborativos, das mais diferentes áreas, de games e tecnologia até arquitetura e urbanismo, que estarão expostos com o intuito de compartilhar e também arrecadar recursos para suas iniciativas.

Entre as atrações do dia 26, estão shows das bandas Ilú Obá de Min, Charlie & Os Marretas e a pernambucana Banda Eddie; além das festas Sistema Negro de Som, Calefação Tropicaos e Pilantragi. Já entre os filmes que integram a mostra estão The Square, de Jehane Noujam, sobre a primavera árabe no Egito, e Sabotage – Maestro do Canão, de Ivan13P, sobre o rapper Sabotage, morto em 2003.

O Festival CoCidade contará, também, com uma área gastronômica, que fucionará a partir das 12h e terá cinco foodtrucks, com diversas especialidades; o projeto Disco-Xepa, contra o desperdício de comidas; o Creative Commes + Creative Bebes, referência na gastronomia alternativa, com comidinhas naturais e sucos saudáveis.; Frida & Mina, bikefood de sorvetes orgânicos; e Mr Poke, motofood de comida típica havaiana.

A missão do CoCidade é a de  refletir, debater e fomentar o movimento colaborativo, viabilizar ações transformadoras para a cidade com a participação da sociedade e articular com a prefeitura mudanças que impulsionem a educação, economia, sustentabilidade e cultura colaborativa.

Saiba mais: http://cocidade.com.br/

Confira a programação completa:

MOSTRA COCIDADE DE CINEMA
Mostra Internacional de filmes financiados coletivamente
Local: Galeria Olido / MIS / Parque Linear Cantinho do Céu /Casa de Cultura Palhaço Carequinha

GALERIA OLIDO

19/09

19h
The Square
Site Financiamento: Kickstarter. Duração: 108 min (1h 48min). Ficha Técnica: 2013 / Estados Unidos. Direção: Jehane Noujam. Produzido: Karim Amer. Oscar de melhor documentário em 2013.
The Square é um filme revolucionário sobre a mudança e o poder do povo. O documentário revela, em cenas fortes, detalhes sobre a Revolução no Egito, ocorrida em 2011 em todo seu curso, desde sua raíz – A praça Tharir.

20/09

17h
A Lei da Água
Site Financiamento: Catarse. Duração: 75 min (1h 15min). Ficha Técnica: 2015 / Brasil. Direção: André D’Élia e Fernando Meirelles.
“A Lei da Água - Novo Código Florestal” esclarece as mudanças promovidas pelo novo Código Florestal e a polêmica sobre a sua elaboração e implantação. O documentário mostra como a lei impacta diretamente a floresta e, assim, a água, o ar, a fertilidade do solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão. Produzida ao longo de 16 meses, a obra baseia-se em pesquisa e 37 entrevistas com ambientalistas, ruralistas, cientistas e agricultores. Retrata ainda casos concretos de degradação ambiental e técnicas agrícolas sustentáveis que podem conciliar os interesses de conservação e produção da sociedade.

03/10

19h
THE INTERNET`S OWN BOY: The Story of Aaron Swartz
Site Financiamento: Kickstarter. Duração: 1h45min. Ficha Técnica: 2014 / Estados Unidos. Direção: Brian Knappenberger. Produção: Brian Knappenberger, Zach Braff Mason, Mason Fink, Charles Annenberg, Charles Annenberg Weingarten. Roteiro: Brian Knappenberge. Premiações: Writers Guild of America Award – Melhor roteiro de documentário – SUNDANCE.
O filme narra a história do jovem Aaron Swartz (1986-2013), um jovem programador norte-americano que acreditava na mudança radical do mundo através da internet e da computação. Durante toda a sua vida, Aaron usou a programação computacional como uma forma de nos ajudar a resolver problemas e tornar o mundo um lugar mais democrático, justo e eficiente. Em uma destas tentativas, Aaron irá usar a rede do MIT (Massachusetts Institute of Technology) para realizar o download massivo de milhões de artigos acadêmicos de uma base de dados privada chamada JSTOR. Nesse meio-tempo, o Ministério Público dos Estados Unidos irá conduzir um processo criminal contra Aaron, que termina por levá-lo ao suicídio.

04/10

17h
TPB AFK: The Pirate Bay – Away from keyboard
Site Financiamento: Kickstarter. Duração: 1h22min. Ficha Técnica: 2013 / Suécia. Direção: Simon Klose. Produção: Martin Persson, Simon Klose, Signe Byrge Sorenssen, Anne Köhncke.
Os três responsáveis pelo famoso site The Pirate Bay – Fredrik, Gottfrid e Peter são acusados por violação de direitos autorais pela poderosa Hollywood. Enfim, o site estava fora do ar e o processo correndo. Em meio aos ocorridos, o documentário The Pirate Bay – Away From Keyboard foi gravado, mostrando a vida de cada um deles enquanto o processo acontecia, porém, ao contrário do que se pensa, não é a respeito da vida dos fundadores do site ou uma imersão no mundo do copyright, mas sim um filme sobre a liberdade de compartilhar e o futuro da própria internet.

MIS

19/09

17h30 - Sessão Curtas

Kung Fury
Site Financiamento: Kickstarter. Duração: 31 min. Ficha Técnica: 2015 / Suécia.
Sandberg é um policial durão especialista em artes marciais que volta no tempo para enfrentar o “Kung Führer”, Adolf Hitler. Durante a viagem, ele ainda passa por tempos pré-históricos, encontra vikings, o deus do trovão nórdico e é auxiliado pelo seu parceiro, o Triceracop.

Quando Parei de me Preocupar com Canalhas
Site Financiamento: Catarse. Duração: 15 min. Ficha Técnica: 2015 / Brasil. Produtores: Cao Quintas, Didier Habib, Niny Ring, Patrícia Morena, Rafael Pinto, Tiago Vieira. Produtores Executivos: Cassio Pardini, Pedro Gambera. Co-Produtores: Andréia Habib, Bruno Felsmann, Pauline Gras
João Carlos acredita que ele é um especialista em política e, portanto, torna-se tão irritante quanto os motoristas de táxi do centro. Enquanto é perseguido por esse fantasma e ao passar por uma crise de relação.

Inocente Doc
Site Financiamento: Kickstarter. Duração: 40 min. Ficha Técnica: 2012 / Reino Unido. 2013 – Oscar: Melhor curta-metragem documental, 2012 – Arizona International Festival - Melhor filmagem, Heartland Film Festival - Melhor filme curta-metragem. San Antonio Film Festival - Melhor curta-metragem documental
Aos 15 anos, Inocente se recusa a deixar seu sonho de se tornar uma grande artista, ser enjaulado por problemas de sua vida, como pelo fato de ela e sua família serem imigrantes ilegais nos EUA e por isso, não terem casa e viverem os últimos 9 anos em abrigos. Inocente é tanto uma história intemporal sobre o poder transformador da arte quanto um instantâneo retrato da falta de moradia nos Estados Unidos. Nem sentimentalista, nem sensacionalista, Inocente vai mergulhar você em uma realidade complexa – O dia-a-dia da existência de uma jovem garota que está lutando em uma guerra que raramente vemos. Os desafios são enormes, mas a esperança na história de Inocente prova que suas dificuldades não a definem, seus sonhos sim.


19/09

19h30
Ai WeiWei Never Sorry
Site Financiamento: Kickstarter. Duração: 91 min (1h31m). Ficha Técnica: 2012 / Alemanha. Direção: Alison Klayman. Escritora: Alison Klayman. Legenda em inglês.
Este é um documentário que narra o artista e ativista Ai Weiwei, enquanto se prepara para uma série de exposições e fica em um número crescente de confrontos com o governo chinês.

CASA DE CULTURA PALHAÇO CAREQUINHA

03/10

18h
Ilegal
Site Financiamento: Catarse ( Repense ). Duração: 90 min (1h 30m). Ficha Técnica: 2014 / Brasil. Direação: Tarso Araujo, Raphael Erichsen.
Katiele Fischer, de 33 anos, é mãe de Anny Bortoli Fischer. A menina de 5 anos desenvolveu uma doença rara - a síndrome CDKL5, problema genético raro que causa epilepsia grave e sem cura - e constantemente sofre com convulsões. Na luta contra o sofrimento da filha, Katiele encontra apenas uma substância que pode tratar sua filha, o CBD, derivado da Cannabis sativa. Ela precisa trazer a substância ilegalmente ao Brasil, pois qualquer produto com origem na planta da maconha é proibido no país.

20h
The Culture of High
Site Financiamento: Kickstarter. Duração: 1h 59 min. Ficha Técnica: 2014 / L.A – Estados Unidos. Direção: Brett Harvey. Roteiro: Michael Bobroff & Brett Harvey. Produção: Adam Scorgie. Premiações: Raindance Film Festival Official Selection 2014 – Cinéfest, Warsaw Film Festival, Reykjavik International Film Festival
The Culture of High apresenta a forte discussão da legalização da maconha. Mergulhando no que há por trás dos motivos daqueles que apoiam e daqueles que rejeitam esta campanha, e com depoimentos de pessoas influentes e com posicionamento neste debate, o filme traz um questionamento mais profundo sobre a política de drogas.

PARQUE LINEAR CANTINHO DO CÉU

04/10

18h
Homem-Carro
Site Financiamento: Catarse. Duração:  1h 13min. Ficha Técnica: 2012 / Brasil. Diretora: Raquel Valadares.
O documentário de média-metragem Homem-Carro é, para além de um retrato, a merecida homenagem à trajetória e ao legado de Anísio Campos, lenda-viva do automobilismo brasileiro e pioneiro designer de automóveis no Brasil, criador de 17 carros de nossa história. Juntos, o designer de automóvel Anísio Campos e sua filha, Raquel, viajam em busca de suas memórias. "Homem-Carro" é o reencontro de um artista com a sua obra, os "veículos especiais" do passado. Uma experiência tocante que nos remete aos nossos próprios sonhos.

20h
Sabotage – O Maestro do Canão
Site Financiamento: Catarse. Duração: 1h 50min. Ficha Técnica: 2015 / Brasil. Direção e Montagem: Ivan 13P. Produzido por Denis Feijão e Ivan 13P. Produção: 13 Produções e Elixir Entretenimento
Mauro Mateus dos Santos ficou conhecido no Brasil através de outro nome: Sabotage. Crescendo em meio a pobreza de São Paulo, o homem, com singularidade musical, encontrou no rap espaço para se expressar. Neste documentário inédito, com depoimentos de artistas e cenas de arquivo da vida do rapper, ele fala, de forma aberta e espontânea, sobre a infância, a desigualdade, o descaso, a solidariedade, o passado e o futuro. O retrato de um músico que se tornou lenda após sua morte, e ainda é um dos nomes mais importantes do rap nacional.

FESTIVAL COCIDADE
Dia 26/09, diversos locais

RODA DE CONVERSA
Local: Sala do Conservatório

13h30 - WORLD CAFÉ
Inscrições: a partir das 12h, no balcão de Credenciamento
Capacidade: 150 pessoas
Duração: 1h e 30 minutos
O CoCidade abre espaço para a realização de um encontro WORLD CAFÉ! O processo possui uma metodologia baseada no diálogo colaborativo, que acessa e aproveita a inteligência coletiva para responder questões de grande relevância. O tema central será o Plano Diretor.

SHOWS
Local: Boulevard da São João / Vale do Anhangabaú
16h: Encontro de Poetas dos Saraus da Leste e da Sul (ZL/ZS)
18h: Show Ilú Obá de Min (Centro)
19h30: Show Charlie & Os Marretas (ZO)
21h30: Show Banda Eddie (PE)

FESTAS
Local: Vão Livre da Praça das Artes
23h: Sistema Negro de Som
0h30: Calefação Tropicaos
2h: Pilantragi

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS
Local: Espalhadas por todo evento

14h30 - Intervenção de Música: Os Filhos da Santa - Santa Cecilia - (Bloco de rua)
Local: próximo à entrada da Praça das Artes, pela Av. São João

15h - Intervenção de Música: Jazz na Kombi+Chaiss na Mala
 Local: próximo à entrada da Praça das Artes, pela Av. São João

Dia todo: Intervenção de Artivismo: Pimp My Carroça e Imargem (ZS)
Local: Boulevard  São João

COCRIANÇA (ÁREA INFANTIL)
Local: Boulevard São João, das 11h às 16h
Idade: 2 a 12 anos
Área educativa para a familia com oficinas em arte-educação utilizando fundamentos da cultura da Colaboração em suas atividades.
Kombi dos Jogos
Iniciativa que tem como principal objetivo incentivar a cultura do brincar na cidade de São Paulo, através da criação de espaços lúdicos, abertos e democráticos.

ECOCIDADE
Local: Praça das Artes (terraço do piso térreo), das 12h às 20h

Coletivo MUDA-SP
Feira orgânica (mapa de feiras na cidade e venda de produtos) + Oficina de Teto Verde

Cidades Comestíveis
Mapa de hortas urbanas da cidade + Oficina de Hortas em caixotes

Quebrada Sustentável (São Miguel - ZL)
Jovens educadores e aula pública sobre sustentabilidade + Expo fotográfica do projeto

Infinito Circular
Coleta de resíduos e triagem de material reciclado no evento

RE-Roupa
Ressignificação das roupas e tecidos

Escola de Cisternas
Oficina de Cisterna - (aplicada no Teto Verde coletivo criado no CoCidade)

Bora Plantar
Feira de troca de mudas e sementes

Composta SP
Oficina de construção de minhocario/composteira. (infantil e adultos)

ArboreSer
Casinha Sustentável + Oficina de Teto Verde

Perma Sampa
Permacultura Urbana

Escola ComoComo

Ação Disco Xepa
Refeições preparadas com alimentos que seriam desperdiçados.

ÁREA GASTRONÔMICA
Local: Praça das Artes, próximo à entrada da Rua Conselheiro Crispiniano, das 12h às 0h

5 FoodTrucks
Diversas especialidades, formando a principal área gastronômica do CoCidade

Disco-Xepa
Projeto contra o desperdício de comidas - (Consumo responsável)

Creative Commes + Creative Bebes
Referência na gastronomia alternativa, comidinhas naturais e sucos saudáveis.

Frida & Mina
BikeFood de Sorvetes Orgânicos

Mr Poke
MotoFood de comida típica Hawaiana

ILHA DE CONTEÚDO COLABORATIVA
Local: 1º Andar da Praça das Artes (acesso restrito)
Coletivos midia-livristas gerando conteúdo ao vivo do evento nas redes
Revista Vaidapé
SP Invisível
Guerrilha GRR
Blogueiras Negras

EXPOFEIRA DE PROJETOS
Local: Vão Livre da Praça das Artes, das 12h às 20h
Espaço de interação e troca, onde mais de 100 projetos, das mais diferentes áreas, estarão expostos mostrando seus produtos no intuito de compartilhar e também arrecadar recursos para suas iniciativas.
- Grande parte dos projetos foram viabilizados via financiamento coletivo ou estarão em campanha de arrecadação aberta no momento
- Diversos projetos se organizam e trabalham colaborativamente
- Estarão presentes também diversas Plataformas de Crowdfunding
+ de 100 projetos: