Mostra Grupo Sonhus está em cartaz no Teatro João Caetano

A programação conta com quatro peças que mesclam diferentes linguagens teatrais entre os dias 11 e 27 de setembro


“1936 – Lorca e o ovo da serpente” conta a história da chegada
de um escritor e de um assassino na cidade de Fuente-Vaqueiros (Espanha) (Foto: Layza Vasconcelos)

Por Mariane Roccelo

Fundado em Goiânia por um grupo de amigos em 1996, o Grupo Sonhus Teatro Ritual mescla pesquisa teórico-prática com espetáculos cênicos, musicais e de dança. “Não temos um padrão criativo a ser seguido ou algum tipo de fórmula” explica Nando Rocha, um dos fundadores do grupo, “Exercitamos ao máximo manter a mente aberta a todas as possibilidades”. Entre os dias 11 e 27 de setembro, o Teatro João Caetano recebe quatro espetáculos da companhia na “Mostra Grupo Sonhus” às quintas, sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h. 

Ao longo dos mais de 15 anos de existência, além de percorrer diversas cidades brasileiras, o grupo já se apresentou nos Estados Unidos, em alguns países da Europa e no Japão. “Nosso trabalho é pura criação e interação constante com alunos, professores, artistas da música, do teatro, da dança que procuram o Espaço (Espaço Sonhus – sede do grupo em Goiânia), para se apresentarem e com público em geral”, explica Nando.

Atualmente, o coletivo concilia as atividades de criação artística com o trabalho de produção cultural, como cursos, palestras e workshops, a fim de viabilizar os projetos. “Além dos ensaios e apresentações, ministramos aulas no Espaço”, explica Nando Rocha.  

Abrindo a mostra, a peça “Q. Q. ISS?! As aventuras de Pendú e Camí – Do outro lado da lua e do arco-íris” fica em cartaz nos dias 11, 12 e 13 de setembro. O espetáculo conta a história do espantalho Pendú, que, após anos trabalhando forçadamente em uma roça, encontra o também espantalho Camí, que havia fugido da plantação em que trabalhava. Juntos, eles partem para uma jornada a procura do desconhecido. 

Nos dias 18, 19 e 20, “Travessia Kanü-Shi” apresenta um poema corporal com atores-dançarinos que expressam os rastros preciso de um corpo em contraponto com a imprecisão dos movimentos de uma Kanü-Shi (canoa em japonês). O trabalho “é o resultado de uma pesquisa de oito anos sobre a dança-teatro butoh japonesa”, explica Nando. O grupo percorreu oito países durante a pesquisa, incluindo o Japão. “Trabalhamos com ícones dessa linguagem da dança, como Tadashi Endo, Natsu Nakajima e Yoshito Ohno, no estúdio de Kazuo Ohno em Yoko-Hama, próximo a Tóquio”, afirma.

Na semana seguinte, nos dias 24 e 25, o grupo apresenta a peça “1936 – Lorca e o ovo da serpente”, que conta a história da chegada de um escritor ee de um assassino na cidade de Fuente-Vaqueiros, na Espanha de 1936. A sensação de morte ronda a cidade, que está na iminência de uma possível ditadura. O espetáculo mistura realidade factual com ficção.

Fechando a mostra, nos dias 26 e 27, o espetáculo “I Believe” traz um poema do autor goiano Carlos Brandão dividido em quatro partes que contam a principais fases da vida de um homem em busca do autoconhecimento e afirmação. Segundo Nando “é um espetáculo de múltiplas linguagens, utilizando teatro de sombras, mímica, projeções e poesia”.

Confira a programação completa:

MOSTRA GRUPO SONHUS TEATRO RITUAL
| Retirar ingressos, até dois por pessoa, a partir de uma hora antes.

Q.Q.ISS!? AS AVENTURAS DE PENDÚ E CAMÍ - DO OUTRO LADO DA LUA E DO ARCO-ÍRIS
Dir.: Miquéias Paz. Intérpretes-criadores: Nando Rocha, Pablo Angelino, Jô de Oliveira e Lorrana Flores. 80 min. Livre. 
| Dias 11 e 12, 21h. Dia 13, 19h

TRAVESSIA KANÜ-SHI
Dir.: Nando Rocha. Atores-dançarinos: Pablo Angelino, Jô de Oliveira e Lorrana Flores. 50 min. +10 anos.
| Dias 18 e 19, 21h. Dia 20, 19h

1936 - LORCA E O OVO DA SERPENTE
Dir.: Nando Rocha. Com Pablo Angelino, Jô de Oliveira, Lorrana Flores e Nando Rocha. 60 min. +10 anos.
| Dias 24 e 25, 21h

I BELIEVE
Texto: Carlos Brandão. Dir.: Nando Rocha. Com Pablo Angelino e Jô de Oliveira. 45 min. +12 anos.
| Dia 26, 21h. Dia 27, 19h

Serviço:  Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. De 11 a 27. Grátis