Cortejo “Fluxo Literário” reúne mais de 60 artistas nas ruas de Cidade Tiradentes

Encontro com intervenções teatrais, números circenses e muita música integra programação da Festa Literária no dia 12 de setembro


Os artistas tratam de temas pertinentes à sociedade e
ao cotidiano dos moradores (Foto: Divulgação)


Por Letícia Andrade


Tendo como ponto de encontro a frente do Centro Cultural Arte em Construção, mais de 60 artistas de Cidade Tiradentes promovem uma festa pelas ruas do bairro. São intervenções teatrais, números circenses e muita música no cortejo “Fluxo Literário”, que acontece no dia 12 de setembro. O evento integra uma das 70 atividades oferecidas na 1ª Flict – Festa Literária de Cidade Tiradentes, no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (CFCCT), entre outros espaços da região.

Cortejos como esse existem no bairro desde o surgimento do Pombas Urbanas no local , instituição que está promovendo a atividade, há 11 anos. Uma das organizadoras Natali Santos, conta que os eventos surgiram para ser uma opção amigável aos jovens, que já se reuniam nas ruas para se divertir. “Quisemos dar continuidade a algo que já estava presente, mas que acontecia de uma forma muito violenta”, lembra.

Além de ser uma opção de lazer, a ideia deste encontro é divulgar o trabalho artístico desenvolvido na comunidade e mostrar a realidade local. Uma das novidades é a quantidade de artistas da região, o que reforça a sua potencialidade cultural.

As encenações procuram dialogar com temas pertinentes à sociedade e o cotidiano dos moradores. “Pensamos em algo que pudesse agregar as pessoas de uma forma popular, além de ser uma ocupação do espaço público. Queremos tocar em muitos assuntos, um deles é a redução da maioridade penal”, explica Natali.

Pombas Urbanas nasceu em São Miguel, em 1989, como coletivo cultural. Em 2004, os oito integrantes se instalaram na Cidade Tiradentes para formar o Instituto, que realiza projetos em diversas áreas artísticas com foco no teatro. Hoje, eles são reconhecidos por diversas instituições como Funarte e Itaú-Unicef. Em outubro, para comemorar os 11 anos de atividades no local, os fundadores preparam o espetáculo “Cidade Desterrada”, que resgata toda essa memória.

Serviço: | Concentração em frente ao Centro Cultural Arte em Construção. Avenida dos Metalúrgicos, 2100. Dia 12, das 14h às 19h. Grátis. Livre