André Vianco participa de bate-papo na Festa Literária de Cidade Tiradentes

Encontro com o autor das sagas “Os Sete” e “O Vampiro-Rei” acontece dia 12, no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes


Escritor de obras de suspense e terror, André Vianco discute literatura na FLICT (Foto: Claudio Gatti)

Por Gabriel Fabri

Com mais de 500 mil livros vendidos e 17 obras lançadas, o escritor André Vianco segue criando universos sobrenaturais envolvendo vampiros, anjos, demônios e outras criaturas que povoam o imaginário popular do suspense e do terror. Atualmente, ele finaliza uma nova história, que deve ser lançada até novembro, e já tem outro lançamento previsto para o começo do ano que vem. Em setembro, o autor participa de um bate-papo sobre literatura no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. O evento acontece dia 12 e integra o programa “Encontro com o Autor”, da Festa Literária de Cidade Tiradentes (FLICT).

Vianco começou a carreira após muita persistência. Enviou para diversas editoras seus manuscritos, mas todas o rejeitaram. Ao ficar desempregado, pegou o dinheiro do fundo de garantia e imprimiu por conta própria mil exemplares de “Os Sete”. A obra logo chamou a atenção da editora Novo Século, que a republicou em 2001. O livro tornou-se um best seller e gerou uma saga de seis livros, que inclui “Sétimo”, “O Senhor da Chuva” e a trilogia “O Turno da Noite”.

O autor acredita que seus livros fizeram sucesso pois ele não escreve histórias com sustos fáceis ou violência gratuita. “Eu não busco fazer o terror pelo terror, forçar a barra”, explica. Seus personagens se inserem em um cenário dramático que é comum ao dos leitores, de fácil identificação. “Então gera mais que uma simpatia, gera uma empatia no leitor”, declara. Segundo o autor, seus livros sempre transitam entre o obscuro e o melancólico. “Eu caminho no sombrio sempre, porque eu gosto. É uma forma de expressar porque estamos aqui”.
 
Desde 2013, Vianco se dedica também a uma série de livros infantis, a coleção “Meu Querido Monstrinho”. Em cada volume, o autor explora um mito sobrenatural diferente: o zumbi, a bruxa e o vampiro. Em breve, ele deve lançar o quarto livro da série, sobre lobisomens. “O grande desafio nesse tipo de literatura é se conectar ao infantil, à criança que eu era”, conta. Com a ajuda das filhas, Vianco teve que voltar a pensar como criança para escrever os livros. “Não fui atrás das coisas que lia no passado, e sim atrás da minha voz interior de moleque”, relata.  
  
O autor acredita que, na literatura brasileira de terror hoje, falta ousadia para se criar histórias mais “piradas”, menos convencionais. Questionado sobre qual seria a sua obra mais ousada, Vianco acredita ser o romance “Dartana”, que deve ser lançado em 2016 pela editora Rocco. “Eu costumo escrever um livro em três ou quatro meses, mas esse foi muito atípico, levou mais de dois anos. Me consumiu bastante”, explica. A trama se desenrola em um planeta onde os homens não detêm conhecimento e vivem sem qualquer tecnologia. As pessoas dependem de favores de feiticeiros e, de tempos em tempos, são obrigadas a marchar para assistir a um combate entre os deuses de diversos planetas, onde as pessoas também vivem na mesma situação. Quem ganhar essa luta liberta o respectivo planeta da “maldição de não saber”. 

Além de “Dartana”, Vianco prepara o lançamento de “Estrela do Amanhã” (Editora Calíope) para o final de outubro ou começo de novembro. O livro conta a história de um menino que compra um fantasma na internet para se proteger dos garotos que fazem bullying com ele. Entretanto, esse seu guardião começa a assassinar as pessoas e tudo foge ao controle do menino. “Estou voltando a um livro de terror de raiz, com danação, maldição e possessão”, explica.  

A primeira edição da Festa Literária de Cidade Tiradentes (FLICT) acontece entre os dias 11 e 19 de setembro no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, nos CEUs Inácio Monteiro e Água Azul e em diversos espaços da região. São, ao todo, 70 atividades que incluem encontros com escritores, apresentações musicais, oficinas e exibições de filmes. 

Serviço: Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. R. Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esq. com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes. Zona Leste. | tel.: 2555-2840.  Dia 12, 16h. Grátis