“Morte e Vida Severina” ganha montagem urbana no Teatro Flávio Império

Cena Urbana Companhia Teatral atualiza clássico entre os dias 4 e 6 de setembro


Em cena, 20 atores retratam as dificuldades
da vida urbana (Foto: Divulgação)


Por Letícia Andrade


Um dos mais importantes clássicos da literatura brasileira, “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, ganha uma versão atualizada nas mãos da Cena Urbana Companhia Teatral. A montagem fica em cartaz entre os dias 4 e 6 de setembro, no Teatro Flávio Império. 

Escrito no início da década de 1950, o texto original, em formato de poema, apresenta a trajetória do migrante nordestino Severino em busca de uma vida melhor. Em sua viagem do sertão da Paraíba até a capital de Pernambuco, o retirante se depara com situações de morte, desespero, miséria e fome, causadas, principalmente, pela seca.

Interpretada por 20 atores, a peça atualiza a saga do migrante em um cenário representado pelas grandes metrópoles. “Renovamos a paisagem que o autor propõe. Essa ideia de uma população que tem fome e é excluída, entre outras questões muito fundamentais, são contempladas em um ambiente urbano”, conta a diretora responsável Lígia Cortez.

De acordo com Lígia, a trilha sonora faz conexão entre as encenações, conseguindo dialogar diretamente com o poema. “O grupo toca em cena músicas conhecidas e outras compostas baseando na obra”, observa.

Serviço: | Teatro Flávio Império. R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba. Zona Leste. | tel. 2621-2719. Dias 4 e 5, 20h. Dia 6, 19h. 90 min. +12. Grátis (retirar ingressos, até dois por pessoa, a partir de uma hora antes).