Departamento do Patrimônio Histórico debate cultura e desenvolvimento local na Zona Leste

4º encontro do projeto “Patrimônio em Debate” promovido pelo DPH acontece dia 22, no Centro Cultural da Penha

Dando sequência ao ciclo de debates comemorativos aos 80 anos da Secretaria Municipal de Cultura, 40 anos do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH)  e 30 anos do CONPRESP, o DPH promove o quarto encontro do projeto “Patrimônio em Debate”, que terá como tema “Cultura e Desenvolvimento local”. O evento acontece no dia 22 de agosto, às 10h, no Centro Cultural da Penha.

O conjunto de Patrimônios compreendido na Zona Leste de São Paulo remonta à ocupação histórica promovida ao longo do antigo caminho para o Rio de Janeiro e se agrega a uma série de bens afetivos e representativos indicados pela população na ocasião do Zoneamento de 2004 (ZEPECs). A vitalidade desse conjunto de bens passa pela necessidade de utilização sustentável e, nesse sentido, buscar debater novas ações de proteção e desenvolvimento que promovam sua manutenção e valorização.

Para discutir essas questões, o debate contará com as presenças de Simone Scifoni, professora do Departamento de Geografia da USP, Danilo Morcelli, autor da dissertação "Paisagens Paulistanas, Memória e Patrimônio às Margens do rio Tietê"; Sérgio Miletto, presidente da Agência São Paulo de Desenvolvimento - ADE SAMPA; e Júlio César, integrante do Grupo Ururay Patrimônio Cultural e da Comissão de Festa do Rosário da Penha de França.

O 1º encontro do Patrimônio em Debate aconteceu em abril e teve como tema “Cavas de Ouro do Jaraguá: Preservação e Valorização no Contexto Regional”. Já em maio, houve um debate sobre “Arte Urbana e Bens Tombados: compatibilidades possíveis”. Por fim, a terceira edição do evento aconteceu em julho, tendo como foco o “Resgate da Memória e o (I)Material”.

O projeto tem como objetivo levantar questões complexas e contemporâneas do cotidiano de atuação do DPH, no âmbito teórico e prático, apresentando e discutindo de forma pública medidas e propostas de proteção, divulgação, conservação e valorização do Patrimônio Cultural da Cidade de São Paulo.

*Confira a programação completa:
Coordenação: Nadia Somekh | Presidente Conpresp e Diretora DPH

9h30 – Café da Manhã

10h00 – Abertura da Mesa
Nabil Bonduki – Secretário da Cultura

10h10 – Informes Centro de Arqueologia

10h30 – Mesa com Simone Scifoni - REPEP| Sérgio Miletto – ADE Sampa |Danilo Morcelli – Grupo de Memória da Zona Leste| Júlio Cesar Marcelino (Projeto Ururay)

11h00 – Abertura de perguntas à plateia

Currículo dos convidados:
Simone Scifoni: Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do NAP-SP - Núcleo de Pesquisa São Paulo, cidade, espaço, memória -, vinculado à Pró Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, trabalhando com o tema de pesquisa sobre os lugares de memória operária na metrópole paulista. É uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa do CNPq Lugares de Memória e Consciência. Como geógrafa atuou em instituições públicas de preservação do patrimônio cultural como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (2006 a 2009) e o Conselho de Defesa do Patrimônio do estado de São Paulo (1988-1995). Foi conselheira do Condephaat (2011 e 2012) e do CREA/SP (2011-2013). Membro fundadora da Rede Paulista de Educação Patrimonial (REPEP).

Danilo Morcelli: Bacharel em Gestão Ambiental no ano de 2010 pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e Mestre em Ciências, no ano de 2013, pelo Programa de Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo. Pesquisador, autor da dissertação "Paisagens Paulistanas, Memória e Patrimônio às Margens do rio Tietê", atua desde 2012 no grupo de Memória da Zona Leste de São Paulo.

Sérgio Miletto: É presidente da Agência São Paulo de Desenvolvimento - ADE SAMPA (serviço social autônomo de utilidade pública), que atua em cooperação com a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Desenvolvimento, visando promover a execução de políticas de desenvolvimento local, redução das desigualdades regionais, geração de emprego e renda, o empreendedorismo, a economia solidária e a inovação tecnológica. Empresário da economia criativa e, como ativista social foi, até 2014, Secretário Geral da Alampyme - América Latina e presidente da Alampyme - Br: Associación Latino Americana de Micro, Pequeña y Media Empresas (capitulo brasileño).

Júlio Cesar: Formado em Geografia pela USP, atua como Articulador Social e Produtor Cultural no MCP – Movimento Cultural Penha desde 2001, desenvolvendo projetos culturais: como Memória Viva Tietê, Recado aos Nossos Ancestrais, eventos e formação. É co-autor dos livros: “Recados – Memória das relações entre a Comunidade” e “Patrimônio”, ambos de 2011, além de “Movimentações pela Cultura – Um Painel dos Movimentos Culturais da Região Leste de São Paulo 1980-1990”, lançado em 2014. Integrante do Grupo Ururay Patrimônio Cultural e da Comissão de Festa do Rosário da Penha de França.

 Serviço: Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20. Penha. Zona Leste. | tel. 2295-0401. Dia 22, 10h. Grátis