Seminário discute estratégias de políticas para Economia Criativa e da Cultura no Brasil e Reino Unido

Evento acontece dia 24, na Galeria Olido, e é resultado de uma parceria entre o British Council, AdeSampa e secretarias de Cultura e de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo

As Secretarias Municipais de Cultura e de Trabalho, Desenvolvimento e Empreendedorismo, em parceria com a AdeSampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento) e o British Council (Reino Unido), promovem, no dia 24, na Galeria Olido, o seminário “Ação Pública, Ação Criativa: um intercâmbio Brasil – Reino Unido sobre o papel da gestão pública no fomento à Economia da Cultura e Criativa”. 

+ Inscrições pela internet

O evento tem como objetivo apresentar e debater diferentes estratégias de políticas públicas que promovam o empreendedorismo na economia criativa e da cultura, além de inaugurar uma agenda de cursos que será implementada com o financiamento do Fundo Newton, contribuindo, assim, para potencializar o papel da Economia Criativa e da Cultura na promoção da inovação e na geração de trabalho e renda.

O encontro contará com a participação de representantes dos dois países para trocar experiências no que diz respeito ao papel do Estado no fomento às iniciativas criativas, valorizando seu potencial impacto na geração de emprego e renda, por meio de uma nova cultura nas relações de trabalho e produção que perpasse o fazer artístico. Participam dos debates Eric Klug, diretor adjunto do British Council; Joanna Crellin, cônsul do Reino Unido em São Paulo; e Percy Emmet, formador de empreendedores de economia da cultura e criativa do NESTA, organização autônoma que trabalha na captação de recursos e investimentos para as áreas de ciência, tecnologia e artes.

Com isso, o seminário pretende, ainda, abordar os desafios de capilaridade do setor de modo a contribuir com a redução das disparidades territoriais comuns nas grandes metrópoles, contemplando novas formas de ocupação do espaço urbano, transpassadas por ideias de sustentabilidade e transformação social.

O Reino Unido vem acumulando, ao longo dos últimos anos, uma experiência de fomento à economia criativa a partir de políticas públicas direcionadas a esse setor. Fruto desse trabalho, já em 2013 a economia e a indústria criativa representavam cerca de 5% da economia do país, sendo responsáveis pela criação de 2,6 milhões de empregos, ou o equivalente a 1 em cada 12 empregos criados no Reino Unido nesse ano. Apesar da efervescente produção cultural e artística da cidade de São Paulo, ainda é um grande desafio transformar essas iniciativas em negócios que gerem renda e inclusão social.

O evento marca também o lançamento do programa de treinamentos com metodologia do NESTA (Reino Unido), que irá capacitar gestores públicos ligados à área de cultura e agentes de desenvolvimento locais na formação de empreendedores culturais e criativos, além de outros gestores que trabalhem no fomento do empreendedorismo nesse âmbito. Após as duas edições do curso que ocorrem na última semana de agosto e na primeira de setembro, seu conteúdo será multiplicado na forma de assessoria, workshops e cursos para empreendedores culturais ou criativos locais, especialmente nas periferias de São Paulo.

*Confira a programação completa:

SEMINÁRIO AÇÃO PÚBLICA, AÇÃO CRIATIVA - Um Intercâmbio Brasil - Reino Unido sobre o papel da Gestão Pública no fomento à Economia da Cultura e Criativa

9h30: Recepção
10h: Abertura
10h10: Parte 1 - Conceitos e introdução

Uma reflexão sobre o potencial de geração de emprego e renda da Economia da Cultura e Criativa. Com Artur Henrique, secretário do Desenvolvimento, Trabalho e empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo; e Vicente Trevas, secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo.

Economia da cultura nas relações culturais Brasil – Reino Unido. Com Eric Klug, diretor adjunto do British Council

Uma breve introdução à Economia Criativa no Reino Unido. Com Joanna Crellin, Cônsul do Reino Unido em São Paulo

Economia da cultura e uma nova cultura urbana. Com   Nabil Bonduki, secretário Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo

11h20: Parte 2 - Cases e experiências práticas

Percy Emmet - Formador e mentor de empreendedores de Economia da Cultura e Criativa do NESTA

Apresentação case 1: Amanda Negrasim – integrante do coletivo de produção cultural Herdeiras de Aqualtune

Apresentação case 2: Camila Zupo – idealizadora do laboratório de gestão de resíduo Estúdio Sem Nome

Serviço: Seminário Ação Pública, Ação Criativa. Galeria Olido – Sala Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. Tel. 3331-8399. Dia 24, a partir das 9h30. Grátis