Coreografia une Morena Nascimento e Benjamin Tubkin

“Um diálogo entre dança e música” tem duas apresentações gratuitas no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes


No espetáculo, Morena Nascimento interpreta o solo 
e Benjamin Taubkin toca piano

Por Gabriel Fabri

A bailarina e coreógrafa Morena Nascimento conheceu o trabalho do músico Benjamim Taubkin em 2002, durante uma edição do evento Mercado Cultural da Bahia, do qual o pianista é curador até hoje, e ficou impressionada com o que viu. “O que mais me chamou a atenção foi a liberdade que ele tem de se relacionar com músicas feitas em diversas partes do mundo”, conta a dançarina. Alguns anos depois, em 2010, Morena e Taubkin se reuniram para criar o espetáculo “Um diálogo entre dança e música”, que tem duas apresentações gratuitas no dia 8, no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes.

A coreografia explora a relação entre a música e a dança com simplicidade. “O maior desafio foi justamente não criar alicerce ou conceito nenhum para ser trabalhado”, conta Morena. “Queríamos fazer o som encontrar com a dança e isso já era suficiente para nós”, diz. O ponto de partida para a concepção do espetáculo também foi simples: um diálogo em que cada um foi se revelando para o outro, como se estivessem se conhecendo. “No fim, o que sintetizamos foi um encontro puro da minha dança com a música dele e isso, de alguma forma, despertou a música dentro de mim e o olhar dele para o gesto”, explica a coreógrafa. 

Morena revela que o espetáculo reforçou nela a convicção de que apenas a música já é um estímulo suficiente para criar uma coreografia. “Passei a confiar ainda mais no poder da música”. Com o início da parceria com Taubkin, a bailarina adquiriu um pouco da tranquilidade com que o músico lida com a presença no palco. “Nas apresentações com o Benjamim, eu me sinto mais à vontade para me expor e para compartilhar nosso trabalho com o público, na medida em que fui entendendo que havia uma cumplicidade grande entre a gente”, analisa.

Morena Nascimento recebeu, pela Funarte, o prêmio Klauss Vianna de Dança em 2010 e integrou, no período de 2007 a 2009, a companhia de dança alemã Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, uma das mais reconhecidas do mundo, na qual segue como artista convidada. Já Benjamim Taubkin foi diretor artístico de cerca de 500 concertos e é fundador da Casa Núcleo, em São Paulo.

Serviço: Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes – teatro. R. Inácio Monteiro, altura do nº 6.900, esq. com Rua Alexandre Davidenko, Cidade Tiradentes. Zona Leste. | tel.: 2555-2840. Dia 8, 16h e 20h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)