Ciclo na Biblioteca Mário de Andrade debate democracia na história

Projeto traz, no mês de agosto, debates com Antônio Nóbrega, Klavdij Sluban, Fabian Kovacic e Liliana Giusti

Musicista e dançarino Antônio Nóbrega fala sobre música e democracia (Foto: Walter Carvalho)

Por Mariane Roccelo

A Biblioteca Mário de Andrade (BMA) realiza um ciclo de debates que discute as ramificações históricas e a conceituação da democracia no mundo, da antiguidade à contemporaneidade. Denominada Democracia na História, a série de encontros acontece sempre às quintas-feiras, às 19h30. Participam das palestras o renomado fotógrafo francês de origem eslovena Klavdij Sluban (dia 6), o músico e dançarino recifense Antônio Nóbrega (dia 13), o jornalista argentino Fabian Kovacic (dia 20) e a mestra em Ciências da Informação, Liliana Giusti (dia 27). 

Abrindo o ciclo, Klavdij Sluban vem ao Brasil pela primeira vez, a convite da BMA, também para realizar dois workshops com jovens da Fundação Casa. Na Biblioteca, o fotógrafo fala sobre seu trabalho e expõe parte de sua obra. Uma das principais séries fotográficas do artista, “Entre parenthèses, adolescents en prison” (Entre parênteses, adolescentes na prisão, em tradução livre), conta com 25 imagens feitas em centros de detenção de jovens na França, Rússia e cidades do Leste Europeu, entre os anos de 1995 e 2005. 

Já Antônio Nóbrega discute música e democracia, além de abordar a ampla versatilidade da cultura brasileira. “Por um lado, a música tem que ser a representação do povo e, por outro, ela tem que suprir os anseios da população”, diz Nóbrega. O músico afirma que grande parte da música brasileira ainda não reflete e não está colada com a realidade do país. Para ele, “por uma conjuntura mundial, da globalização, a gente termina por não acessar a música da maneira que ela poderia ser acessada”, e acrescenta: “ela deixa de prestar um serviço que poderia ser maior”. De acordo com o artista, as movimentações culturais são grandes fatores da construção social de um povo. “O universo lúdico da arte tem um papel também civilizacional, ele nos educa independentemente de querermos ou não nos formar profissionalmente lúdicos”, explica. “O cultivo da arte é um benefício para o homem e para a salubridade humana, quanto mais essa arte estiver ligada à realidade do povo, melhor é o efeito”, conclui. 

Fabian Kovacic, autor da biografia sobre o escritor uruguaio Eduardo Galeano (“Galeano - La biografia”, Ediciones B, 2015) é jornalista, professor de Comunicação na UBA (Universidade de Buenos Aires) e colaborador do semanário uruguaio Brecha. Em sua palestra, Kovacic discute o legado de Galeano para as ciências sociais latino-americanas. 

Finalizando este ciclo de debates, a mestra em Ciências da Informação pela ECA/USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo), Liliana Giusti, fala sobre livros digitais e democracia.

Serviço: Biblioteca Mário de AndradeAuditório. Rua da Consolação, 94, Consolação. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro. Tel. 3775-0002. De 6 a 27/08. Grátis

KLAVDIJ SLUBAN – FOTOGRAFIA E DEMOCRACIA
| Dia 6, 19h30.  

ANTONIO NÓBREGA – MÚSICA E DEMOCRACIA
| Dia 13, 19h30. 

FABIÁN KOVACIC – O LEGADO DE EDUARDO GALEANO 
| Dia: 20,  19h30 

LILIANA GIUSTI – LIVRO DIGITAL
| Dia: 27,  19h30.