Música e narração de histórias na Biblioteca Mário de Andrade incentivam crianças a ler mais

Projeto Esopo em Dó Maior apresenta “A Saga de Pinóquio” no dia 8 de agosto


Projeto tem objetivo de incentivar o hábito da leitura no público infanto-juvenil 

Por Gilberto De Nichile

Quem passar por volta das 11h, no sábado, dia 8 de agosto, na frente da Biblioteca Mário de Andrade, poderá notar a movimentação de um público diferente daquele que frequenta a instituição. São crianças e jovens escutando música ao vivo, ouvindo narrações estilizadas e realizando atividades lúdicas que têm como tema a figura do Pinóquio, o célebre personagem criado pelo escritor italiano Carlo Collodi. O evento é aberto e quem quiser poderá entrar no deck da biblioteca e se juntar às brincadeiras.

A programação faz parte do projeto Esopo em Dó Maior, criado pela atual diretoria da biblioteca com o objetivo de incentivar o hábito da leitura no público infanto-juvenil e ampliar as atividades da casa em direção a este segmento da população.

Para o ator e animador cultural Markito Alonso, idealizador da iniciativa, é mais fácil que as crianças e jovens se interessem pela leitura se os textos forem introduzidos de uma forma mais lúdica, como, por exemplo, mesclando a escrita com a música, a representação e o desenho.  “Em nossos encontros, diz ele, eu faço a narração dramatizada, com acompanhamento musical dos meus parceiros: Rafal Amaral (guitarra elétrica, cavaco e vocal) e Anselmo Mancini (teclado e vocal). O tempo todo interagimos com a platéia e no final distribuímos folhas com desenhos sobre a história que contamos para serem coloridas com giz de cera, que também oferecemos. O projeto nasceu com este nome porque no início contávamos apenas fábulas de Esopo, mas agora está diversificado e cada vez enfocamos um autor diferente. O próximo será Charles Dickens” explica Markito.

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade – Deck. R. da Consolação, 94, Consolação. Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro. | tel. 3775-0002. Dia 8, 11h. Grátis