Cia. Maracujá Laboratório de Artes comemora 10 anos com mostra no Teatro Cacilda Becker

Espetáculo adulto e três peças infantojuvenis integram a programação entre os dias 31 de julho e 6 de setembro

Cena da peça E. Terra
Por Mariane Roccelo

Experimentando e inovando o fazer teatral, a Cia. Maracujá Laboratório de Artes comemora seus 10 anos de existência com mostra no Teatro Cacilda Becker. Em cartaz entre os dias 31 de julho e 6 de setembro, a programação inclui o espetáculo adulto “SPon, SPoff e SPend” e mais três peças infantojuvenis: “Rabisco - Um Cachorro Perfeito”, “O Buraco do Muro” e “E. Terra”. Criada por Sidnei Caria Benedito, a Cia. mescla diferentes formas de linguagem em suas obras, como o teatro de sombras, o puppet toys e técnicas de stop motion. 

A Cia. nasceu a partir da criação de um ateliê na casa de Caria. Junto com companheiros de teatro, o dramaturgo passou a trabalhar para diversos grupos teatrais de São Paulo na produção de bonecos, cenografia e direção de arte.  Ao longo desse processo, os artistas descobriram diversas linguagens. “Ao mesmo tempo, absorvíamos os contatos e experiências e, no meio do processo de trabalho, a gente criava um processo particular”, lembra Caria. 

A obra “SPon, SPoff e SPend”, escrita por Caria, estreou em 2015 no Festival de Teatro de Curitiba. A peça conta a história de um grupo de sem-tetos que vive embaixo de um viaduto, a partir do momento em que chega uma equipe de cinema com a intenção de contar a história de uma grande cidade habitada somente por mendigos. “A ideia é brincar um pouco com a relação de poder em uma situação que as pessoas não têm nada e vivem na miséria completa”, explica Sidnei.

Já a peça infantil “Rabisco - Um Cachorro Perfeito", narra a história do cachorro Rabisco, animal que tomou vida a partir do desenho de uma criança. Abandonado por ser feio, Rabisco parte em busca de um desenhista que possa ajudá-lo a se tornar um desenho mais bonito. A peça é baseada no livro de mesmo nome de Michele Lacocca.

Escrita por Caria, a peça “O Buraco do Muro" também é destinada ao público infantil, e conta a história de três meninos viciados em internet. Após copiar um trabalho de literatura de páginas da web, os três garotos começam a receber mensagens anônimas misteriosas, que os levam a descobrir a literatura a partir de um novo ponto de vista. 

A peça “E. Terra", contemplada com o prêmio Zé Renato de Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura, estreia nesta mostra. Segundo o dramaturgo, o projeto vencedor que deu origem ao espetáculo se intitula “Teatro Infantil Para os Pais", e pretende atingir tanto os filhos quanto os pais. “Como já tínhamos falado um pouco da criança, da educação, do descobrimento da literatura em ‘O Buraco do Muro’, a gente resolveu falar disso com os pais e fazer uma peça para cutucá-los", explica Caria. 

A obra conta a história de uma família extraterrestre que está terminando de fazer um treinamento para vir morar na Terra. Na peça, todo o elenco canta e toca músicas ao vivo, mesclando teatro e apresentações musicais. Segundo Caria, a obra toca em temas como o cuidado com os animais, a ausência dos pais, a relação entre alunos e professores e o bullying. “As situações são às vezes bem ácidas, mostrando como os pais reagem mal em algumas circunstâncias”, acrescenta. 


Serviço: Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Até 6/9. Grátis (exceto “SPon SPoff SPend”). Os ingressos, até dois por pessoa, devem ser retirados uma hora antes.

SPON SPOFF SPEND
Dramaturgia: Sidnei Caria. Dir.: Fernando Escrich. Com Camila Ivo, Eder dos Anjos, Lucas Luciano e outros. 75 min. +18 anos.
| Até dia 6/9. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 20 (nos dias 7, 14 e 21/8, grátis)

Rabisco - um cachorro perfeito
Texto: Michele Iacocca. Concepção e dir.: Sidnei Caria. Com Sidnei Caria, Lucas Luciano, Camila Ivo e Eder dos Anjos. 50 min. Livre.
| De 1º a 9/8. Sáb. e dom., 16h 

O Buraco do Muro
Dramaturgia e dir.: Sidnei Caria. Intérpretes-criadores: Lucas Luciano, Eder dos Anjos e Ronaldo Liano. 55 min. Livre. 
| De 15 a 23/8. Sáb. e dom., 16h

E.Terra
Texto e dir.: Sidnei Caria. Com Camila Ivo, Lucas Luciano, Ronaldo Liano e Sidnei Caria. 50 min. Livre.
| De 29/8 a 6/9. Sáb. e dom., 16h