Galeria Olido apresenta coreografia e exposição do Projeto Pérfida Iguana

Performances são apresentadas aos sábados e domingos, com entrada gratuita


Projeto aproxima a dança contemporânea às artes visuais

Por Gilberto De Nichile


Fruto da parceria entre a bailarina Carolina Callegaro e o artista plástico Renan Marcondes, o Projeto Pérfida Iguana realiza trabalhos que aproximam a dança contemporânea às artes visuais. Dois exemplos mostrando o resultado prático dessa experiência poderão ser vistos, gratuitamente, em agosto, na Galeria Olido. São eles: uma exposição sobre essas pesquisas e um espetáculo de dança performática, intitulado Um instante anterior à extrema violência, interpretado pelos dois titulares do projeto. 

A exposição fica no Piso Expositivo da Galeria (1º andar) entre 2 e 23 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 20h. Nela, desenhos, fotografias e vídeos investigam o corpo a partir de pontos de vista matemáticos feitos ao longo da concepção do espetáculo.

As performances são apresentadas, aos sábados, às 18h e domingos, às 17h. Aqui, Carolina e Renan se movimentam, durante duas horas e meia, dentro de um espaço simples e ficcional, agindo como figuras, que se situam entre o humano, a coisa e o animal, e que dão ao público, livre para entrar e sair a hora que quiser, a possibilidade de visualizá-las pelo tempo, distância e ângulo que desejar. Os intérpretes esperam que, mais do que entender o que se passa em cena, o público sinta e aprecie esteticamente o espetáculo. 

Além de Carolina e Renan, assinam a produção: Carlos Canhameiro e Andréia Yonashiro (provocadores); André Bordinhon (criação musical); Zang & Zagatti (cenografia, junto com Carolina e Renan); Daniel Gonzales (iluminação) e Tetembua Dandara (produção e fotografia).

Serviço: Galeria Olido – espaço expositivo (1º andar). Centro. Performances: De 2 a 23. Sáb., 18h. Dom., 17h. Exposição: 3ª a dom., das 10h às 20h. Grátis (não é necessário retirar ingresso)