Secretaria Municipal de Cultura seleciona instituição para elaboração do Plano Municipal de Cultura

Instituição sem fins lucrativos terá seis meses a partir da assinatura do convênio para auxiliar a Secretaria a elaborar o Plano Municipal de Cultura de São Paulo; inscrições foram prorrogadas até o dia 31 de agosto

A Secretaria Municipal de Cultura recebe, até o dia 31 de agosto (prazo prorrogado), inscrições de instituições sem fins lucrativos interessadas em auxiliar o poder público municipal na elaboração do instrumento norteador das políticas culturais na cidade de São Paulo, o Plano Municipal de Cultura. A elaboração deste documento é parte dos compromissos resultantes da adesão da cidade ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Estruturado para o período de 10 anos e formalizado por meio de Lei Municipal, o Plano Municipal de Cultura possibilitará ao setor cultural e demais áreas implantar políticas integradas que contribuam para o desenvolvimento do campo cultural. O projeto de elaboração do Plano Municipal de Cultura será realizado através de seminário de lançamento e oficinas presenciais de mobilização e capacitação técnica com ampla participação de gestores públicos de cultura; instituições, movimentos e coletivos culturais e artísticos; produtores, artistas, agentes culturais e cidadãos em geral, garantindo a efetiva contribuição de todos os interessados.

As instituições interessadas e os responsáveis pelos projetos deverão realizar cadastro na plataforma SP Cultura como AGENTES para poder inscrever-se no edital, cujas inscrições se estendem até 31 de agosto. Toda a documentação exigida no edital deverá ser enviada por meio da plataforma, ou seja, não serão aceitas proposta entregues pessoalmente ou enviadas por e-mail. 

Entre os critérios que serão considerados na avaliação das propostas por uma comissão formada por cinco representantes da Secretaria Municipal de Cultura estão: histórico e portfólio da instituição; experiência comprovada na elaboração de Planos de Cultura e desenvolvimento de processos participativos; adequação da proposta aos objetivos do edital; ficha técnica e currículo dos profissionais envolvidos no projeto; entre outros.

Um convênio assinado entre o Ministério da Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo destina para este edital o montante de R$ 330.580,00.

Confira o edital na íntegra