Edital seleciona agentes formadores em governo aberto

Iniciativa oferecerá 48 bolsas, será coordenada pelo Comitê Intersecretarial de Governo Aberto da Cidade de São Paulo (CIGA-SP) e desenvolvida por meio da Controladoria Geral do Município e das Secretariais Municipais de Cultura, Relações Internacionais e Relações Governamentais

Atualizado em 10/8: inscrições prorrogadas até 17/8.



A cada dia, a transparência e a gestão participativa têm ganhado mais importância para as instituições democráticas. Para incentivar essa realidade no município de São Paulo, a Prefeitura estimula ações integradas de transparência e participação por meio da São Paulo Aberta, iniciativa de governo aberto da cidade. No entanto, para que esse processo ganhe força e envolva cada vez mais gestores e cidadãos, é fundamental investir em formação e capacitação nessas áreas.

+ Consulte o edital na íntegra

Para contribuir neste sentido, a Prefeitura formatou um edital que selecionará propostas de agentes formadores em governo aberto que capacitarão um público estimado de 25 mil participantes. Essa iniciativa é coordenada pelo Comitê Intersecretarial de Governo Aberto da Cidade de São Paulo - CIGA - SP, e será desenvolvida por meio da Controladoria Geral do Município e das Secretariais Municipais de Cultura, Relações Internacionais e Relações Governamentais.

As inscrições para o edital estão abertas até 17 de agosto (prazo prorrogado) Serão oferecidas 48 bolsas, divididas em duas etapas, com duração de seis meses cada. As bolsas serão distribuídas igualmente entre quatro categorias temáticas: “Transparência”, “Mapeamento colaborativo e gestão participativa”, “Tecnologia aberta e colaborativa” e “Comunicação em rede”. Os proponentes deverão ser maiores de 18 anos e apresentar projetos relacionados aos temas citados com o objetivo de realizar atividades formativas para o público geral, gestores públicos, conselheiros municipais e movimentos sociais, nas diversas regiões da cidade.

O objetivo do agente formador é criar condições para o desenvolvimento de uma cultura de participação, transparência e inovação tecnológica. Para isso, cada bolsista receberá R$ 1 mil para promover dez horas mensais de formação que visem difundir as temáticas de governo aberto, além de produzir e disponibilizar materiais relacionados, participar de todos os processos de acompanhamento, formação e discussão do programa com a Prefeitura e elaborar relatórios trimestrais das ações realizadas.

As inscrições deverão ser feitas por meio da plataforma SPCultura (http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/), que receberá também informações dos formadores sobre as ações de governo aberto realizadas nos territórios da cidade após o início das atividades.

Confira o calendário das oficinas de apresentação do Edital "Agente Formador na Cultura de Governo Aberto":

CEU Campo Limpo - Cardeal Dom Agnelo Ross
Dia 22 de julho de 2015 às 19:00

CCJ - Centro Cultural da Juventude
Dia 23 de julho de 2015 às 19:00

Centro Cultural da Penha
Dia 23 de julho de 2015 às 19:30

Casa de Cultura Tendal da Lapa
Dia 20 de julho de 2015 às 14:00

Ação Educativa - Assessoria, Pesquisa e Informação
Dia 15 de julho de 2015 às 19:00

CEU São Mateus
Dia 30 de julho de 2015 às 19:30

USP - EACH
Dia 4 de agosto de 2015 às 13:00

USP- Cidade Universitária
Dia 4 de agosto de 2015 às 17:30