Cia. Nau de Ícaros encena peça baseada em obra de Nelson Rodrigues

“Tirando os pés do chão” narra histórias de amor reais no Teatro Flávio Império, entre os dias 17 e 19 de julho


 Artistas misturam técnicas de dança e circo nas encenações (Foto: Divulgação)

Por Letícia Andrade

Em 1949, o escritor Nelson Rodrigues criou a personagem Myrna para ser conselheira amorosa principalmente de mulheres, nas colunas do jornal “Diário da Noite”, no qual trabalhava como repórter. O universo das paixões registradas pelo autor está no livro “Myrna – Não se Pode Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo”, publicado em 2012.

Mais de sessenta anos depois, a comicidade e ironia dos temas abordados na obra inspiram a Cia. Cênica Nau de Ícaros na peça “Tirando os pés do chão”. Com direção de Erica Rodrigues, a montagem fica em cartaz no Teatro Flávio Império entre os dias 17 e 19 de julho, integrando a programação do Circuito São Paulo de Cultura.

No enredo, os artistas dramatizam histórias amorosas de cerca de 200 pessoas entrevistadas nas ruas de São Paulo durante o processo criativo. Todas as lembranças dos apaixonados são levadas ao palco.

De acordo com a diretora, as perguntas feitas aos participantes são para pensarem sobre a vida como um todo. “O elenco foi treinado a fazer as questões com uma psicóloga comportamental”, conta. “Montamos um ‘consultório amoroso’. Entrevistamos as pessoas com base nas perguntas do livro”, explica.

O cenário remete o público a uma espécie de sala de entrevistas. Os intérpretes misturam técnicas de dança e circo, por isso lira, trapézio e cordas de alpinismo também são utilizados. “Muitos dos objetos em cena estão ligados à ideia da suspensão amorosa. É o estado flutuante que a gente fica quando está amando. Ou seja, tirando os pés do chão de fato, o que obviamente tem tudo a ver com a pesquisa do grupo”, observa Erica.

Serviço: | Teatro Flávio Império. R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba. Zona Leste. | tel. 2621-2719. Dias 17 e 18, 20h. Dia 19, 19h. 60 min. +12 anos. Grátis (Retirar ingressos, até dois por pessoa, a partir de uma hora antes).