Homofobia é tema da peça “Revide”, atração do Circuito São Paulo de Cultura

Com texto de Felipe A. Uchoa, a produção fica em cartaz entre os dias 26 de junho e 5 de julho

Atores encenam a peça 'Revide'

Mariane Roccelo

A frequente violência contra a população LGBT na Avenida Paulista é tema da peça “Revide”, de Felipe A. Uchoa. O texto analisa a violência urbana como um problema social amplo e estrutural e faz uma leitura dos recentes ataques homofóbicos na cidade de São Paulo. A montagem fica em cartaz no Teatro Leopoldo Fróes nos dias 26 e 27, às 20h, e no dia 28, às 19h. Já no Teatro Martins Penna, a peça é encenada dia 4, às 20h, e dia 5, às 19h.

O enredo conta a história de dois irmãos que, ao caminhar de mãos dadas na Av. Paulista, são espancados por um grupo de adolescentes que pensa se tratar de um casal homossexual. A agressão repercute em grande escala na mídia, principalmente pelo fato de um dos irmãos ser deficiente intelectual. Graças à repercussão, um desconhecido decide vingar os irmãos e forma uma gangue com outras pessoas, que também se sensibilizaram com as vítimas do ataque. 

A partir dos casos reais de violência que aconteceram na Avenida Paulista, a peça aponta dois questionamentos: E se os agressores tivessem acertado dois irmãos por engano? E se outras pessoas não envolvidas no caso se sensibilizassem ao ponto de se vingarem dos agressores? 

A peça analisa a forma como um caso de violência ecoa na sociedade, como a possibilidade do acontecimento desencadear outros atos violentos. O enredo também aborda outros temas, como sentimentos de massa nos quais grupos de pessoas manifestam discursos de ódio pelas redes sociais. 

Com direção e texto de Felipe A. Uchôa, no elenco estão Bruno Bianchi, José Renato Forner e Lara Hassum. ‘Revide’ transita entre realidade e delírio, entre realidade e mídia, para sensibilizar o público ante o debate sobre violência urbana e homofobia. 

Serviço: | Teatro Leopoldo Fróes. Zona Sul. Dias 26 e 27, 20h. Dia 28, 19h
| Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste. | tel. 2295-0401. Dia 4/7, 20h. Dia 5, 19h