Projeto 'Patrimônio em Debate' discutirá arte urbana contemporânea no contexto patrimonial

2º encontro promovido pelo DPH acontece dia 29, no Centro Cultural São Paulo


Para comemorar os 80 anos da Secretaria Municipal de Cultura, 40 anos do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) e 30 anos da criação do Conpresp, o DPH promove o ciclo “Patrimônio em Debate”. O projeto terá oito encontros ao longo do ano, com o objetivo de levantar questões complexas e contemporâneas do cotidiano de atuação do Departamento, no âmbito teórico e prático, apresentando e discutindo de forma pública medidas e propostas de proteção, divulgação e viabilização da conservação e valorização do Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo.

O 2º encontro do projeto acontece no dia 29, às 14h30, no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e terá como tema “Arte Urbana e Bens Tombados: compatibilidades possíveis”, que contará com a presença de pesquisadores das áreas que tangem a questão da arte urbana contemporânea e sua possível relação com o patrimônio cultural da cidade de São Paulo.


Com a implantação do corredor artístico de grafitti da Av. 23 de Maio, projeto da Prefeitura de São Paulo, discussões sobre a disputa pelo espaço visual da cidade e intervenções contemporâneas em bens históricos surgiram. Somado a isso, a crescente demanda por intervenções artísticas em bens tombados exige dos órgãos de preservação e da sociedade a construção de um debate coletivo sobre o tema.


Para discutir essas questões, o debate contará com as presenças de Vera Pallamin, professora da FAU-USP, especialista em estudos de cidade e cultura contemporânea, cultura urbana e espaço público; Leon Kossovitch, professor da FFLCH-USP, cujo trabalho dá ênfase em estética, pintura e artes plásticas; e o artista plástico Rui Amaral, que atuou como um dos curadores do Corredor da Av. 23 de Maio, projeto da Prefeitura de São Paulo.


O 1º encontro do Patrimônio em Debate aconteceu em abril e teve como tema “Cavas de Ouro do Jaraguá: Preservação e Valorização no Contexto Regional”, que contou com a participação de Nestor Goulart, também da FAU-USP e Paulo Zanettini, da empresa Zanettini Arqueologia.

Confira a programação completa:

14h30 – Abertura
Nabil Bonduki | Secretário da Cultura
Pena Schmidt | CCSP
José Geraldo Simões Jr. | FAU Mackenzie

15h – Mesa

Profª. Vera Pallamin | FAUUSP
Profº. Léon Kossovitch | FFLCH

16h – Debatedor

Rui Amaral | Curador Corredor Artístico Av. 23 de Maio

Currículo dos convidados:

Vera Pallamin é professora livre-docente, graduada em Arquitetura e Urbanismo e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (FAU e FFLCH - USP). Realizou Mestrado e Doutorado na FAU-USP e conduziu pesquisas de pós-doutorado na University of California, Berkeley (EUA) e na Università degli Studi di Firenze (Itália), voltadas para a relação entre arte e esfera pública. É docente junto à FAUUSP nos cursos de graduação e pós-graduação, orientando pesquisas de Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade e cultura contemporânea, cultura urbana e espaço público, cidade contemporânea e arquitetura, arte e esfera pública, arte urbana.
 
Leon Kossovitch possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1969), graduação em Engenharia pela Escola de Engenharia do Triângulo Mineiro (1965), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1982). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética, atuando principalmente nos seguintes temas: pintura, artes plasticas, arte, estética e filosofia.


Rui Amaral é artista plástico, formado pela FAAP. É um dos pioneiros do movimento do graffiti brasileiro, tendo um dos maiores painéis na cidade de São Paulo. Foi um dos curadores do Corredor Artístico da Av. 23 de Maio. Trabalha com desenho animado, pintura, webart, instalações, entre outras técnicas. Já expôs na Pinacoteca do Estado, MAC, MIS , Funarte, MAP, Paço das Artes e participou da Trama do Gosto e de três mostras paralelas na Bienal Internacional de São Paulo.


Serviço: Centro Cultural São Paulo. Av. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. Tel. 3397-4001. Dia 29, 14h30. Grátis