Virada Cultural homenageia Portugal com atrações no Parque do Ibirapuera

Público terá a oportunidade de experimentar e vivenciar os sabores e sensações da cultura da nação europeia. Atrações irão envolver gastronomia, cinema, literatura, música, turismo, sustentabilidade e novas tecnologias

Portugal será o primeiro país a ser homenageado pela Virada Cultural de São Paulo, que acontece entre os dias 20 e 21 de junho. A iniciativa inédita, que resultará na realização do evento “EXPERIMENTA PORTUGAL”, é fruto de uma parceria inovadora firmada entre o Consulado Geral de Portugal em São Paulo e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A ação visa celebrar o “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, proporcionando aos visitantes do Parque do Ibirapuera e do Pavilhão de Cultura Brasileira (PACUBRA) a chance de experimentar a diversidade da cultura lusa, com atrações que envolvem a gastronomia, os vinhos, o cinema, a literatura e a música, passando pela sustentabilidade, pelo turismo e pelas novas tecnologias.

“Estamos muito orgulhosos de ter Portugal como o primeiro país a ser homenageado pela Virada Cultural de São Paulo. As atrações trarão aos paulistanos a chance de saborear e sentir as sensações mais recentes da arte e cultura lusas. A parceria com a Secretaria Municipal de Cultura estreita e atualiza ainda mais os laços entre o Brasil e Portugal”, afirma Paulo Lourenço, cônsul de Portugal em São Paulo.

O “EXPERIMENTA PORTUGAL” contará com atrações 24 horas nos dois dias de realização, seguindo o modelo de agenda apresentado pela Virada Cultura de São Paulo e que já é popularmente conhecido pelo público da cidade. 

“Iremos reunir o melhor da mais recente produção portuguesa contemporânea, apresentando atrações que irão cativar e conquistar o coração do público paulistano. Nosso objetivo é trazer um pouco de Portugal ao Parque do Ibirapuera, mostrando as delícias e novidades que cercam o estilo de vida luso”, complementa Bruno Assami, consultor cultural do Consulado de Portugal em São Paulo e diretor-geral do “EXPERIMENTA PORTUGAL”.

A Virada Cultural é um dos maiores festivais do mundo e possibilita a manifestação de múltiplas linguagens, expressões artísticas e gêneros musicais presentes na cidade, metrópole que abriga povos de todas as regiões do Brasil e de todos os continentes. 
“A cultura portuguesa, assim como as afro-brasileiras e as indígenas, está presente em nossas raízes. Realizar a Virada Cultural em conjunto com o Consulado no Parque do Ibirapuera, um dos principais cartões-postais da cidade, possibilitará uma ampliação dos vínculos que nos unem, apresentando facetas pouco conhecidas de Portugal”, afirma Nabil Bonduki, secretário municipal de Cultura de São Paulo.

O evento será apoiado por diversas empresas e instituições, incluindo: AEP, Agro Tora/Votorantim, AICEP, Arte Institute, Auto Sueco/NORS, Câmara Portugal, Cisa Trading, Conselho da Comunidade Portuguesa, CSN, Delta Café FOODS, Dona Deola, EDP, Embraer, Energia em Portugal, Fundação Luso Brasileira, Grupo Bandeirantes de Comunicação, Intercements, Jornal Público, LGB, LX Factory, Ministério da Cultura do Brasil, Netscreen, Opal Vinhos, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, SINDIPAN, Secretaria Municipal do Verde, Parque Ibirapuera, Turismo Portugal, Vini Portugal, Virada Sustentável e Visite Lisboa.