Obra de Julio Cortázar inspira peça do Coletivo Cronópio

“Instruções para compor uma peça (se for viver, não leia antes)” entra em cartaz no dia 27 de maio, no CCSP


Na montagem, três personagens decidem fazer um
manual para a vida (Foto: Divulgação)


Por Letícia Andrade

Criaturas organizadas, rabugentas e extremamente metódicas entram em conflito com seres mais idealistas, despretensiosos e que levam a vida com a maior naturalidade possível. Esses personagens imaginários da obra  “Histórias de Cronópios e de famas”, do argentino Júlio Cortázar, inspiraram a montagem “Instruções para compor uma peça (se for viver, não leia antes)” do Coletivo Cronópio, em cartaz a partir do dia 27 de maio, no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Segundo a dramaturga e diretora Alice Nogueira, a ideia, desde o início, era utilizar o texto original como base para uma criação nova. “A partir do livro fomos extraindo vivências pessoais dos atores. Por exemplo, as instruções para chorar viraram cenas de situações reais”, observa.

No palco, os personagens de Ana Junqueira, Débora Peccin e Leonardo Birche decidem fazer um manual para a vida, certos de que ela pode ser dividida em três partes: a relação do indivíduo com ele mesmo, com o mundo e com a morte.

Para Alice, compreender os personagens retratados pelo argentino foi essencial para direcionar os atores. “A compreensão da mitologia criada pelo autor nos auxiliou a entender qual era o estado de espírito de cada um, ainda que eles não estejam materializados em cena”, conclui.

Serviço: | Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. Até dia 1°/7, 20h. R$ 15. Dia 3/6, preço popular: R$ 3 (ingressos na bilheteria ou pelo site www.ingressorapido.com.br). Excepcionalmente no dia 24/6, haverá apresentação gratuita para escolas