Fernando Portari é Lensky na ópera ‘Eugene Onegin’

Espetáculo estreia dia 30 de maio no Theatro Municipal e fica em cartaz até 9 de junho


Tenor carioca Fernando Portari se reveza com Medet Chotabaev, do Cazaquistão

Por Gilberto De Nichille

Com libreto de Konstantin Shilovsky, baseado no livro homônimo do escritor Aleksandr Púchkin, a ópera Eugene Oneguin, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, estreia dia 30 no Theatro Municipal, onde permanecerá em cartaz até o dia 9 de junho. Serão sete récitas, assinadas pelo diretor cênico italiano Marco Gandini, o mesmo que o ano passado assinou a ópera Tosca, um dos grandes sucessos da temporada 2014.

A trama, que se passa na época da Rússia imperial, enfoca a visita que o jovem aristocrata Oneguin, vindo da corte, faz ao seu amigo, o poeta Lenski, representante da sociedade rural e noivo de Olga. Liberal e paquerador, Oneguin tenta flertar com Olga, provocando a ira do poeta, que desafia o amigo para um duelo com final trágico.

Para contar essa história, o diretor Marco Gandini, utilizando toda tecnologia disponível no Theatro Municipal, coloca em cena três ambientes diferentes: o da aristocracia rural, o da urbanizada São Petersburgo e um terceiro, mais abstrato, onde brinca com distorções, luzes e reflexos.

Na montagem, 12 cantores solistas se revezam nas apresentações, com destaque para o barítono ucraniano Andrei Bondarenko e a soprano russa Svetlana Aksenova. Na interpretação dos papeis principais, o tenor carioca Fernando Portari é o único brasileiro. Ele faz o poeta Lenski, revezando na atuação com Medet Chotabaev, do Cazaquistão.

“Mais do que um ciumento passional, creio que o personagem que interpreto representa a defesa intransigente dos valores tradicionais da monarquia russa, num momento de transformações sociais, quando movimentos mais liberais começavam a ganhar força”, explica Portari.

A regência é do maestro francês Jacques Delacôte, os cenários são do, também italiano Ítalo Grassi, enquanto os paulistanos Lorenzo Merlino e Caetano Vilela são os responsáveis, respectivamente, pelos figurinos e iluminação. Participam da ópera o Coral Lírico e a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

No sábado anterior às apresentações, dia 23, às 17h, o jornalista e professor Irineu Franco Perpétuo realiza uma palestra gratuita sobre a ópera Eugene Oneguin.

Serviço: Theatro Municipal de São Paulo. Pça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro. Dias 30/5, 2, 4, 6 e 9/6, 20h. Dias 31/5 e 7/6, 18h. R$ 50 a R$ 120. +10 anos.