Nelson Baskerville dirige adaptação de clássico de Tchekhov

'1 Gaivota – É Impossível Viver Sem Teatro' integra programação do Circuito São Paulo de Cultura, entre os dias 27 e 31 de maio, no Teatro Alfredo Mesquita


Personagens de Renato Borghi, Noemi Marinho,
Pascoal da Conceição e outros abordam desilusões amorosas e artísticas


Por Letícia Andrade

Um dos textos mais encenados no mundo, o clássico “A Gaivota” escrito pelo russo Anton Tchekhov, em 1896, ganha uma versão contemporânea nas mãos da Cia. AntiKatártiKa Teatral (AKK). Sob a direção de Nelson Baskerville, “1 Gaivota – É Impossível Viver Sem Teatro” entra em cartaz no Teatro Alfredo Mesquita, entre os dias 27 e 31 de maio, integrando a programação do Circuito São Paulo de Cultura.

“Existe uma tentativa de aproximação dos personagens para os dias atuais. A linguagem é a que se fala hoje, apesar disso não houve alteração na estrutura do texto”, observa Baskerville, que já recriou outras obras do século XIX. A presença de telas de projeção e objetos em travelling no palco remete o espectador à atualização.

A peça trata de instabilidades amorosas e artísticas. No enredo, o jovem Treplev tenta a carreira como dramaturgo. Desencorajado pela própria mãe, que já é uma atriz de sucesso, ele também perde o amor de Nina, que acaba se apaixonando por um escritor renomado.

Diante de tantas frustrações e até mesmo com um desfecho trágico, surpreende o fato de Tchekhov ter classificado o texto como uma “comédia em quatro atos”. Para o diretor, essa é a grande ironia do autor, que busca retratar as imperfeições da vida de forma cômica. “A gente passa quase toda nossa existência buscando que as coisas se encaixem, mas nada se encaixa. No enredo, ninguém é feliz ou triste totalmente”, afirma.

Além disso, na montagem, o diretor pretende revelar os mecanismos do jogo teatral. Os elementos cenográficos que nunca saem do palco simplificam essa ideia. “Queremos mostrar o teatro nas suas entranhas, que na verdade é um grande truque. Por isso, deixamos tudo à vista da plateia. Isso é mágico, porque quando vemos as coisas, conseguimos nos aprofundar”, esclarece.

Serviço: | Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte. | tel. 2221-3657.  De 27 a 30, 20h. Dia 31, 18h. 120 min. +16. (Retirar ingresso, até dois por pessoa, uma hora antes).