Literatura contemporânea do Brasil e de Portugal é tema de encontro na Biblioteca Mário de Andrade

“Interse(c)ções” reúne escritores dos dois países nos dias 28 e 29


Escritora e crítica literária brasileira Noemi Jaffe apresenta ao público
o autor português Afonso Cruz (Foto: Greg Salibian)



Todos os anos, a Biblioteca Mário de Andrade tem sediado eventos que marcam a imigração portuguesa – comemorada no dia 10 de junho. Essa escolha se dá tanto pela importância do papel da Biblioteca na preservação de documentos históricos portugueses, quanto pela disseminação da produção cultural de Portugal por meio de seu acervo e de sua programação.

Nos dias 28 e 29 de maio, a Biblioteca Mário de Andrade realiza o encontro Interse(c)ções: a literatura contemporânea no Brasil e em Portugal que pretende promover uma discussão sobre a literatura contemporânea criada nos dois países, renovando o intercâmbio dessa produção e realimentando o principal legado cultural partilhado pelos dois países: a língua portuguesa.

No dia 28 de maio, às 20h, o professor de literatura Rodrigo Augusto Fiedler do Prado abre o evento com uma palestra sobre os rumos da literatura contemporânea no Brasil e em Portugal. Os encontros entre autores portugueses e brasileiros ocorrem no dia 29. Na ocasião, os escritores discutem, do ponto de vida da criação literária, a literatura contemporânea produzida no Brasil e em Portugal. É uma oportunidade para o público da cidade de São Paulo conhecer a interação e a interlocução entre escritores brasileiros e portugueses.

Com concepção e curadoria de Marcelo de Carvalho, o encontro conta com a presença de escritores representativos da literatura contemporânea em língua portuguesa. A escritora brasileira Noemi Jaffe apresenta ao público o autor português Afonso Cruz e sua obra. O poeta carioca Eucanaã Ferraz convida o premiado poeta português Pedro Mexia para apresentar suas impressões a respeito da poesia produzida no Brasil e em Portugal.

Confira a relação de participantes:

Afonso Cruz - estreou na literatura em 2008 com A Carne de Deus. São dele também A boneca de Kokoschka (2010, Prémio da União Europeia de Literatura) e Jesus Cristo bebia cerveja (2012, escolhido Livro Português do Ano).
Carlito Azevedo - editor da revista de poesia Inimigo Rumor, crítico e autor dos livros As banhistas (1993) e Monodrama (2009), entre outros.
Eucanaã Ferraz - autor de Desassombro, Prêmio Alphonsus Guimarães de poesia em 2002, e Cinemateca (2008), entre outros.
Marcelo de Carvalho - professor de graduação no curso de Biblioteconomia e gestor cultural. Além de docente, desenvolve projetos culturais relacionados à literatura em instituições culturais e bibliotecas.
Noemi Jaffe - escritora e crítica literária, autora de Quando nada está acontecendo (2011) e A verdadeira história do alfabeto (2012), entre outros.
Pedro Mexia - editor, roteirista e autor de seis livros de poemas, como Vida oculta (2004) e Em menos por menos - Poemas escolhidos (2011).
Rodrigo Augusto Fiedler do Prado - poeta e professor de redação e literatura brasileira e portuguesa no Ensino Médio.

Confira a programação

Dia 28
20h - Palestra de Rodrigo Augusto Fiedler do Prado sobre a literatura contemporânea no Brasil e em Portugal

Dia 29
16h30 - Noemi Jaffe (Brasil) recebe Afonso Cruz (Portugal)
18h30 – Eucanaã Ferraz (Brasil) recebe Pedro Mexia (Portugal)

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, 94 – Centro. Próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô. Dias 28, 20h. Dia 29, a partir das 16h30. Tel: 3775-0002. Grátis