Nova coreografia de Luis Arrieta mostra o tango a dois

Bailarino dança ao lado de Irupé Sarmiento, entre os dias 21 e 31 de maio


Luis Arrieta e Irupé Sarmiento celebram em dança
o gênero musical argentino (Foto: Fábio Pinheiro)


Por Letícia Andrade

Em 2011, aos 60 anos, o bailarino, coreógrafo e diretor argentino Luis Arrieta completou 38 anos dedicados à dança. Entre as comemorações, ele recebeu o prêmio do Instituto Brasileiro Arte e Cultura (Ibac) 2010 na categoria dança, teve um livro sobre sua vida lançado pela Coleção Aplauso, escrito por Roberto Pereira, e criou dois solos: “Carnaval dos animais” e “Tango aDeus”. O sentimento que inspirou a segunda coreografia é revisitado pelo dançarino, que agora convida a bailarina, também argentina, Irupé Sarmiento, para dançar “Tango aDois”. A estreia do espetáculo acontece dia 21, na Sala Paissandu, da Galeria Olido.

A característica mais marcante do solo “Tango aDeus” era esgotar todas as tentativas na busca de um significado para o nome da coreografia, que podia tornar-se “tango adeus”, “tango a Deus”, “tan go” (“ir” em inglês), entre muitos outros. Segundo Arrieta, o trocadilho foi mantido para que o público continuasse sem se preocupar em compreender, porque isso às vezes pode limitar a apreciação do espetáculo. “Toda a atividade artística abre outros meios de percepção que não sejam o intelecto”, afirma.
 
A ideia não é representar um tango visto pelos turistas na Argentina, mas um que provoque sensações únicas. “Trazemos ao palco movimentos, situações e ocupações geométricas que levam, junto com a música e a iluminação, cada pessoa a criar seu próprio espetáculo”, explica Arrieta. “Pode ser que cada um veja um tipo de tango nunca visto. E também pode ser que o público enxergue o tradicional”. Além disso, o coreógrafo pretende que as pessoas reconheçam no duo situações comuns às suas próprias vidas.

O encontro dos bailarinos é um desejo antigo de ambos. Para Irupé, na coreografia existe a essência do tango, permitindo expressar através do corpo o que a música transmite. “Eu entrei nesse diálogo com o Luis para trazermos à luz o que ele conversava com seus próprios pensamentos sobre esse gênero argentino”. 

Serviço: Galeria Olido – Sala Paissandu. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô.| tel. 3331-8399 e 3397-0171 Centro. De 21 a 31. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)