Exposição da Truks convida público a manusear bonecos

“Anime-se a animar” fica em cartaz entre os dias 9 de maio e 31 de julho, na Biblioteca Pública Hans Christian Andersen

Imagem de "A bruxinha", primeiro espetáculo concebido pela Cia. Truks,
 em 1991 (Foto: Henrique Sitchin)

Por Gabriel Fabri

Após 25 anos trabalhando com teatro de bonecos, a Cia. Truks organiza, pela primeira vez, a exposição interativa “Anime-se a animar”. Entre os dias 9 de maio e 31 de julho, a Biblioteca Pública Hans Christian Andersen, temática em contos de fadas, expõe uma grande variedade de brinquedos inéditos, construídos especialmente para a mostra. 

“O objetivo é propor aos pais e filhos que brinquem juntos com o teatro de bonecos”, explica Henrique Sitchin, fundador da Truks. Na contramão das exposições convencionais, em que o público fica distante das obras, a atração convida o visitante a manusear as peças e brincar com elas. 

Entre diferentes espaços cênicos, estão dispostos bonecos feitos com os mais diversos materiais. “Desde aqueles confeccionados com objetos de uso diário até outros brinquedos, criados com papel marchê, espuma e madeira”, explica Sitchin. 

No dia 30, a partir das 10h, a Truks promove um cortejo de bonecos pelas ruas do bairro do Tatuapé, onde fica a biblioteca, animado por uma bandinha. Participam também frequentadores da oficina de bonecos coordenada pela companhia, nos dias 16 e 23, às 10h.
 
Serviço: Biblioteca Pública Hans Christian Andersen. Av. Celso Garcia, 4.142, Tatuapé. Zona Leste. | tel. 2295-3447. De 9/5 a 31/7. 2ª a 6ª, das 10h às 19h. Sáb., das 9h às 16h. Grátis