Instalação de Laura Belém subverte os espaços interno e externo da Capela do Morumbi

Obra faz uma reprodução da fachada do local em seu interior; instalação poderá ser visitada até agosto


Fachada da Capela do Morumbi é reproduzida por Laura Belém
(Foto: Everton Ballardin) 

Por Gabriel Fabri

Na década de 1940, o arquiteto modernista Gregori Warchavchik ergueu, sob ruínas de taipa de pilão, a Capela do Morumbi, monumento que nunca funcionou de fato como um santuário. “A interpretação do local como sendo uma capela, respeitando totalmente as ruínas, me parece singela e genial”, comenta a artista plástica Laura Belém, que reconstrói a fachada de alvenaria desse patrimônio histórico na exposição “Anekdota”. A intervenção, que traz a fachada e outros elementos do lado externo da Capela, como a grama e algumas plantas do jardim, para o seu interior, e fica aberta para visitação até o dia 30 de agosto.

Laura explica que a exposição cria uma poética a partir da ausência de memória do local, uma vez que não existem registros históricos da origem das ruínas. “Por isso, a relação entre a palavra ‘anedota’ e a história da Capela, para mim, é total”, afirma. Do grego “Anekdota”, termo que dá nome à exposição, a palavra significava originalmente “o que não foi publicado”. Uma vez que uma anedota é uma narrativa inconclusiva, por ser de cunho oral, a artista relaciona sua obra com a ausência de documentos da Capela. “Com isso, o trabalho reafirma a subjetividade da história”. 

A instalação trabalha com a ideia de subversão dos espaços externo e interno da Capela. “A grama e a vegetação plantadas dentro do local contribuem para alterar a nossa percepção do interior, na medida em que nos transportam para um ambiente externo, ou para um lugar onde as margens entre o que está dentro e o que está fora foram borradas, quase passando a inexistir”, explica Laura. Já a fachada do local, reproduzida no nível do solo pela artista, funciona como uma espécie de espelho. “Interessava-me essa reprodução como um recurso de metalinguagem, a criação de uma cena dentro da outra, de narrativas que se sobrepõem como no cinema”, afirma. 

Serviço: Capela do Morumbi. Av. Morumbi, 5.387, Morumbi. Zona Sul. | tel. 3772-4301.  De 9/5 a 30/8. Grátis. Livre.