Circuito São Paulo de Cultura apresenta o musical "Dzi Croquettes em Bandália" no Teatro João Caetano

Estreia do musical inédito em São Paulo tem curta temporada, entre os dias 1º e 3 de maio, com entrada franca


Com direção de Ciro Barcelos, o espetáculo reúne outros dois membros
da formação original do grupo: Claudio Tovar e Bayard Tonelli


Depois de quatro temporadas de sucesso no Rio de Janeiro (Teatro Leblon, Teatro Clara Nunes, Teatro Glauce Rocha e Teatro Dulcina), com uma turnê que rodou e encantou cidades como Recife e Natal, o espetáculo “Dzi Croquettes em Bandália” chega a São Paulo, depois de 40 anos, para três únicas apresentações no palco do Teatro João Caetano, pela primeira vez, no Circuito Cultural da Cidade de São Paulo, nova política de programação da Secretaria Municipal de Cultura.

O espetáculo conta com uma nova formação do grupo dos anos 70, mas mantém a irreverência e a linguagem cênica, sob a direção de Ciro Barcelos, integrante do grupo original. Para essa reestreia em 2015, estão sendo preparados novos números musicais, além do batismo cênico do mais novo integrante do grupo: o ator Bruno Gissoni.

“Quando fiz parte da banca de jurados do quadro Dança dos Famosos do programa do Faustão, o Bruno me surpreendeu manifestando sua admiração e desejo de um dia fazer Dzi Croquettes. Mediante sua coragem, pois é preciso muita coragem para abraçar a filosofia do grupo, o convidei para frequentar alguns ensaios e oficinas com o elenco a fim de observar se ele se adaptaria. Rapidamente ele já fazia parte da Família Dzi Croquettes. Bruno é um ator muito profissional e querido, todos nós do Dzi temos por ele um grande carinho e nos revezamos ensinando-o a dançar, cantar, andar de salto alto, enfim, ser um Croquette”, conta Ciro Barcelos, diretor geral do espetáculo e membro da formação original do grupo. Além de atuar, Barcelos assina o roteiro, a coreografia e a direção geral – com o auxílio da filha Radha Barcelos como assistente de direção.

“Dzi Croquettes em Bandália” mostra a história de um grupo de atores que, inspirados pelo sucesso do documentário “Dzi Croquettes” (dirigido por Tatiana Issa e Raphael Alvarez), hoje o mais premiado do Brasil, decidem viver uma experiência teatral baseada na filosofia do grupo que revolucionou o teatro brasileiro nos anos 70. Para isso, os jovens se juntam a um remanescente da formação original que assume a direção e com o qual se lançam na aventura de viver em comunidade. A garagem abandonada se transforma num espaço onde tudo pode acontecer, desde teatro até um cabaré clandestino.

Elaborado com vigor físico, humor e a irreverência peculiar aos Dzi Croquettes, o espetáculo mantém o forte apelo da dança, como já acontecia, quando o coreógrafo norte-americano Lennie Dale liderava o grupo. Mixando coreografias em ritmos como jazz, bossa nova, samba, flamenco, bolero, tango, ainda abrindo espaço para passos de Le Parkour e Wacking, o grupo constrói uma versão pop do Teatro Musical Brasileiro também sustentado por uma trilha de sonoridade eletrônica. O roteiro musical abrange desde a original “Rap do Dzi”, de Ciro Barcelos, até canções conhecidas do grande público como “El Justiciero” (Mutantes), “Bichos Escrotos” (Titãs), “1406 (Money)” (Mamonas Assassinas), “Dois pra lá, dois pra cá” (João Bosco e Aldir Blanc) e “Good Night Ladies” (Lou Reed), entre outras, selecionadas por Demétrio Gil, diretor musical e que atua em cena como DJ.

Além de Circo Barcelos, o espetáculo reúne outros dois membros da formação original do grupo: Claudio Tovar e Bayard Tonelli.  Coube ao veterano e premiado Claudio Tovar cuidar do figurino, enquanto Bayard Tonelli faz uma participação especial em uma das cenas mais lúdicas do espetáculo.

Do mesmo modo que fora feito outrora, a nova geração de Dzi Croquettes visa privilegiar – além do teatro convencional e narrativo - a ideia física do teatro musical brasileiro, com uma linguagem anárquica e tropicalista e o plano dos afetos, da paixão, da imaginação e da antropofagia.

Serviço: Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650. Capacidade: 438 lugares. “Dzi Croquettes em Bandália”. De 01/05 a 03/05. 6ª e sáb., 21h; dom. 19h. Duração: 110 minutos. Classificação: 16 anos. Entrada gratuita. (Os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).