Centro de Arqueologia de São Paulo promove debate sobre as Cavas de Ouro do Jaraguá

Encontro acontece dia 23, no Arquivo Histórico, e discute patrimônio considerado o local de descoberta do ouro no Brasil


Gravura de John Mawe, que data de 1812, retrata as Minas do Jaraguá

Por Gabriel Fabri

Debaixo da terra do Jaraguá, na Zona Norte, se esconde um patrimônio histórico importante da cidade de São Paulo: as Cavas de Ouro do Jaraguá. Trata-se de quatro antigas escavações de mineração, que constituem um verdadeiro sítio arqueológico. Para debater as maneiras de preservar e tornar esse local mais conhecido, o Centro de Arqueologia de São Paulo por meio do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura, promove o evento “Patrimônio em Debate – Cavas de Ouro do Jaraguá: Preservação e Valorização no Contexto Regional”, que acontece dia 23, na sede do Arquivo Histórico. 

A mesa será composta pelo professor Nestor Goulart, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; Paulo Zanettini, da Zanettini Arqueologia; e um representante da São Paulo Turismo (SPTuris). A mediação é de Nadia Somekh, presidente do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) e diretora do DPH. 

Segundo o geólogo Francisco Adrião Neves da Silva, do Centro de Arqueologia, as Cavas de Ouro têm grande relevância histórica. “Elas representam estruturas de mineração do primeiro ciclo do ouro no Brasil, já que foi nessa região do Jaraguá que esse metal precioso foi descoberto no nosso país”, explica. A descoberta data do final do século XVI. 

Hoje, as Cavas são tombadas pelo Conpresp e estão cobertas com vegetação, algumas delas até com Mata Atlântica em regeneração. Ali não existe mais ouro, apenas “pegadas da extração”, segundo o geólogo. 

Serviço: Arquivo Histórico. Praça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro. Estação Tiradentes do metrô. Dia 23, 14h (Inscrições) e 14h30 (Abertura). Grátis.