Teatro Mágico festeja 11 anos de estrada com turnê mais engajada

Última apresentação no Circuito São Paulo de Cultura acontece no dia 2 de maio, no Centro Cultural da Juventude (CCJ)


Teatro Mágico canta músicas do novo disco, “O grão no corpo”, com letras
 mais politizadas (Foto: Luiz Rodrigues)


Por Gabriel Fabri


Para o fundador e vocalista do Teatro Mágico, Fernando Anitelli, a arte e a política são duas coisas que não se dissociam. “Elas dançam juntas na mesma valsa”, afirma. O grupo, após completar 11 anos de estrada em 2014, apresenta uma nova etapa, mais politizada, na turnê “Tudo numa coisa só”, que chega ao Centro Cultural da Juventude (CCJ), no dia 2 de maio. A banda se apresentou no último dia 19 de abril, no Teatro Flávio Império.

A nova turnê traz quase todas as músicas do álbum mais recente, “O grão do corpo”, lançado em 2014. O diferencial deste trabalho está no teor crítico das letras, com foco maior nas questões da atualidade do país. “Esse momento onde se radicalizou o racismo, a homofobia e a violência contra a mulher. A gente é completamente contra tudo isso”, declara o vocalista. Entretanto, ele acredita que o grupo criou um álbum construtivo e alto astral, com canções como “Mãos aos desolados”, que fala em “morrer de vontade de viver”. “Estamos falando de coisas que são para cima, um caminho, uma possibilidade, uma humanização nas relações”, explica Anitelli.

As mudanças também estão presentes na sonoridade das composições, que agora são mais dançantes e de um universo mais urbano. “É um lúdico diferente daqueles lúdicos voz e violão em volta da fogueira que a gente fazia”, revela o vocalista. Grooves que beiram o eletrônico, com um uso maior das guitarras, fazem parte dessa nova fase, que tem como carro-chefe a canção “O Sol e a peneira”, sobre as manifestações de junho de 2013.

Músicas de outros álbuns escolhidas para os shows da turnê, como “O anjo mais velho” e “Esse mundo não vale o mundo”, foram selecionadas por se aproximarem do espírito do disco “O grão do corpo”. “São canções que dialogam com o conceito do grão de semear o amor, semear coisas novas e germinar a vida, trazendo outros frutos”, finaliza Anitelli.

Serviço:
|Praça em frente ao Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3984-2466. Dia 2/5, 20h. Grátis. 60 min. Livre.