Arquivo Histórico recebe Encontro Peruano-Brasileiro de Arqueologia

Evento acontece dias 27 e 28 e tem realização do Centro de Arqueologia, Museu da Cidade e Consulado Geral do Peru em São Paulo


Templo Sagrado de Montegrande, na cidade de Jaén, no Peru.
Foto: Divulgação)


Nos dias 27 e 28, o Arquivo Histórico de São Paulo irá sediar o seminário “Para Além das Fronteiras – I Encontro Peruano-Brasileiro Sobre Arqueologia”. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Centro de Arqueologia (Departamento do Patrimônio Histórico – DPH) e do Museu da Cidade de São Paulo, em parceria com o Consulado Geral do Peru em São Paulo. As inscrições podem ser feitas até o dia 20.


Apesar da proximidade territorial dos dois países, pouco sabemos sobre a Arqueologia Peruana que vai além dos roteiros turísticos, assim como a Arqueologia Brasileira é pouco difundida no Peru e no próprio Brasil. Este seminário aborda a ocupação, o desenvolvimento humano, a preservação do patrimônio arqueológico desses territórios e percorre o contexto histórico para além de suas fronteiras atuais.

Uma série de palestras sobre preservação e a apresentação das mais recentes pesquisas arqueológicas na região serão feitas por especialistas dos dois países. No dia 27, a partir das 10h, Walter Alva, diretor do Museo Tumbas Reales de Sipán (Peru), ministra Políticas públicas para a preservação do patrimônio: o exemplo do Museu Tumbas Reales de Sipán. Em seguida, Marcia Arcuri, pesquisadora do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), da USP, apresenta Cooperação brasileira no projeto arqueológico Ventarrón Collud: redirecionando o debate sobre a gênese do Estado no Vale de Lambayeque, Peru. Também do MAE-USP, o professor Eduardo Góes Neves, um dos mais importantes pesquisadores da região amazônica, ministrará a palestra Por que não há pirâmides no Brasil: uma perspectiva comparativa entre a Arqueologia das Terras Baixas e Altas na América do Sul. O encerramento fica por conta de Quirino Olivera Nuñes, presidente da Associação de Arqueologia e Desenvolvimento Social da Amazônia, com o tema Arqueologia Amazônica: origens de um Peru milenário.

Já no dia 28, integram a programação as palestras Métodos aplicados para a valorização dos têxteis Paracas do Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História do Peru – MNAAHP, com Carmen Thays, do MNAAHP; Estudos nas Vestes Imperiais dos Primeiros Imperadores do Brasil e Paradigmas e estado d'arte da Antropologia e da Arqueologia Forenses no Brasil, respectivamente com Valdirene Ambiel e Rafael Abreu Souza, da USP; e “Arqueologia Forense e Direitos Humanos, com José Pablo Baraybar, diretor executivo da equipe peruana de Antropologia Forense.

As inscrições devem ser feitas até o dia 20, pelo e-mail rsmangueira@prefeitura.sp.gov.br. Após o encontro, haverá entrega de certificado de participação. As vagas são limitadas.

Serviço: Arquivo Histórico de São Paulo - Praça Cel. Fernando Prestes, 152, Bom Retiro. Próximo da Estação Tiradentes do metrô. Dias 27 e 28, das 9h às 16h. Mais informações: Tel. 2208-7717. Grátis.

*Confira a programação completa

Dia 27 de abril

9h – Café.
9h30 – Abertura: Afonso Luz (Diretor do Arquivo Municipal e do Museu da Cidade de São Paulo), Nádia Somekh (Diretora do Departamento do Patrimônio Histórico – DPH) e Arturo Jarama (Cônsul Geral do Peru em São Paulo)
10h – Palestra: Politicas públicas para a preservação do patrimônio: o exemplo do Museu Tumbas Reales del Señor de Sipán. Com
Dr. Walter Alva, Diretor do Museu Tumbas Reales do Senhor de Sipán (Lambayeque, Peru).
11h – Palestra: Cooperação brasileira no Projeto Arqueológico Ventarón Collud: redirecionando o debate sobre a gênese do "Estado" no Vale de Lambayeque, Peru. Com Profª Drª. Marcia Arcuri, Colaboradora PPG/MAE e Pesquisadora LINTT/MAE – USP.
12h – Debate.
12h30 – Almoço.
14h – Palestra: Por que não há pirâmides no Brasil: uma perspectiva comparativa entre a Arqueologia das Terras Baixas e Altas na América do Sul. Com Prof. Dr. Eduardo Goes Neves, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP - Universidade de São Paulo.
15h – Palestra: Arqueologia Amazônica, origens de um Peru Milenário. Com Dr. Quirino Olivera Nuñez, Gerente-Geral da Yanapay Andina Consultores S.A.C. e Presidente da Associação de Arqueologia e Desenvolvimento Social da Amazônia.
16h – Debate.
16h30 – Café.

Dia 28 de abril

9h – Café.
9h30 – Palestra: Métodos aplicados para a valorização dos têxteis Paracas do Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e Historia do Peru - MNAAHP. Com Lic. Carmen Thays, responsável pela coleção e pelo laboratório dos têxteis do MNAAHP.
10h – Palestra: Estudo nas vestes Imperiais dos Primeiros Imperadores do Brasil. Com Doutoranda Valdirene Ambiel (Medicina – USP).
11h30 – Debate.
12h – Almoço.
13h – Palestra: Paradigmas e estado d’arte da Antropologia e da Arqueologia Forenses no Brasil. Com Doutorando Rafael Abreu Souza (USP e Unicamp).
14h30 – Palestra: Arqueologia forense e Direitos Humanos.
Com Dr. José Pablo Baraybar, Diretor-Executivo da Equipe Peruana de Antropologia Forense (EPAF).
15h30 – Debate.
16h – Encerramento.