Espetáculo “Terreiro Urbano”, do grupo Treme Terra, faz homenagem à cultura afro-brasileira

Coreografia inspirada na mitologia dos Orixás tem apresentações nos teatros João Caetano, Cacilda Becker e Martins Penna, entre os dias 10 e 23 de abril, integrando a programação do Circuito São Paulo de Cultura


Com direção geral de João Nascimento, bailarinos fazem representação
simbólica de um xirê, cerimônia tradicional de saudação aos orixás
(Foto: Joseh Silva)


Por Letícia Andrade

Inspirado na mitologia dos Orixás, o espetáculo de dança “Terreiro Urbano”, do Grupo Treme Terra, integra a programação de dança do Circuito São Paulo de Cultura e chega a três teatros municipais durante o mês de abril. No Teatro João Caetano, a montagem fica em cartaz entre os dias 10 e 12; no Teatro Cacilda Becker, entre os dias 17 e 19, e no Teatro Martins Penna nos dias 22 e 23. No palco, músicos e bailarinos dialogam com a cultura afro-brasileira, por meio de uma releitura contemporânea dos rituais dos terreiros do candomblé.

Fruto de uma criação coletiva, conta com a direção geral de João Nascimento, músico e pesquisador da cultura afro-brasileira, e do coreógrafo Firmino Pitanga. Em cena, os bailarinos fazem a representação simbólica de um xirê, cerimônia tradicional de saudação e exaltação a todos os orixás, que começa com Exu e finaliza com Oxalá.

A sonoridade do espetáculo aproxima os cantos tradicionais à música contemporânea, à medida que consegue mesclar sons de tambores tradicionais (atabaque, agogô, xequerê, adjá, berimbaus e surdos) e tambores de sucatas (tonéis de lata, conduítes, ferros e garrafas) com instrumentos convencionais (flauta, violoncelo, violão e violino) e até instrumentos eletrônicos (teclado e processadores digitais).

O Grupo Treme Terra foi fundado em 2006, no Morro do Querosene, no bairro do Butantã, em São Paulo. Os integrantes trabalham com a valorização e difusão da cultura afro-brasileira por meio de oficinas de formação artística voltadas para jovens.

Serviço: Diversos espaços. Livre. 75 min.

| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. Zona Sul. | tel. 5573-3774 e 5549-1744. Dias 10 e 11, 21h. Dia 12, 19h
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dias 17 e 18, 21h. Dia 19, 19h
| Centro Cultural da Penha – Teatro Martins Penna. Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste. | tel. 2295-0401. Dias 22 e 23, 20h. Grátis. (Retirar ingresso uma hora antes).