CCJ promove oficina de formação para cineclubistas

Dilvania Santana ministra o curso no dia 15 de abril

Filme realizado em 1931, “Limite”, de Mário Peixoto, 
é uma das produções comentadas durante a oficina

Por Luísa Bittencourt

Organizar um cineclube exige mais do que simplesmente gostar de cinema. Todas as etapas que integram a realização de um encontro desse tipo serão discutidas durante a oficina gratuita de formação para cineclubistas, que será realizada pelo Centro Cultural da Juventude (CCJ), em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som), no dia 15, às 13h.

Ministrada pela fotógrafa e produtora cultural Dilvania Santana, a oficina tem como objetivo auxiliar os participantes na criação de espaços alternativos para a exibição de filmes e debates. A partir da apresentação da história do cineclubismo, os alunos serão estimulados a simular a criação de um cineclube, desde o conceito inicial até a concepção. Pesquisa, programação, divulgação, organização de debates e licenças para a exibição de filmes são algumas das etapas estudadas.


Para Dilvania, com a chegada do cinema digital no início dos anos 2000, a demanda de espaços para exibições desses filmes recém-produzidos aumentou. “Existe um processo crescente de articulação e participação ativa na difusão do cinema brasileiro, principalmente de produções que são feitas de forma independente”, explica.


Durante a oficina, os participantes poderão levar trechos de seus filmes favoritos, que serão exibidos juntamente com outros contemporâneos e clássicos, entre eles, “Limite” (1931), de Mário Peixoto, que teve sua primeira exibição justamente em um cineclube, segundo Dilvania.


A produtora afirma ainda que, além de ter acesso às produções cinematográficas, o frequentador de um cineclube tem a oportunidade de travar contato direto com os realizadores quando divulgam suas obras. “Em outros locais, isso não seria possível”, finaliza.


Serviço: Centro Cultural da Juventude – ateliê. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3984-2466. 20 vagas. Inscrições a partir do dia 7, na recepção do CCJ ou pelo site www.inscricoes.ccj.art.br. Dia 15, 13h. +16 anos. Grátis.